Seminário cE3c I (ano letivo 2020/2021)

Sala 2.3.36, FCUL, Lisboa

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências. O seminário é pensado sobretudo para estudantes que se encontram no primeiro ano dos Programas Doutorais em Biologia (FCUL) ou Biodiversidade, Genética e Evolução (BIODIV UL), correspondendo a 6 ECTS* em cada semestre. Podem portanto constituir parte do currículo do 1.º ano dos seus programas de doutoramento.

O seminário é também de grande relevância para outros estudantes pós-graduados (estudantes de Mestrado na área da Biologia, por exemplo, ou em anos mais avançados do seu programa de doutoramento, ou bolseiros de investigação). Os seminários são gratuitos.

Horário: Quintas-feiras, 10h00-11h30.
Calendarização: 15 outubro 2020 - 11 fevereiro 2021 (15 sessões*).

Inscrições mediante envio de e-mail para Margarida Matos, com uma breve carta de motivação e CV até 24 de setembro de 2020.

Programa: O seminário é composto por sessões semanais de 1h30 durante 15 semanas* em cada semestre. Os estudantes têm também de assistir aos Encontros Scientia e Conferências cE3c. Cada sessão tem a participação de um investigador de um dos grupo de investigação do cE3c. Envolve a discussão de um ou mais artigos, que tem em geral (mas não necessariamente) coautoria do organizador da sessão. Os artigos são dados com antecedência para que os participantes possam lê-los antes da sessão.

Mais informações disponíveis aqui.

* Para os estudantes que necessitam de 5 ECTS para os seus programas de doutoramento, duas das sessões não são obrigatórias.

Com este programa, os estudantes têm a oportunidade de conhecer melhor a investigação desenvolvida no cE3c, debater uma diversidade de tópicos e familiarizar-se com os membros do cE3c e outros estudantes.

O seminário é coordenado por Margarida Matos.

O programa específico, ou seja, o calendário de sessões relativo aos grupos de investigação cE3c correspondentes, será apresentado na primeira sessão do Seminário.

Uma história divertida para os mais novos, cuja venda reverte 1€ para o Grupo Lobo.

Pormenor do catálogo da Mostra Bibliográfica

Mostra bibliográfica disponível de 03 de outubro a 30 de novembro de 2022.

Cartaz do evento

À conversa com Mário Felício, ex-aluno da Licenciatura em Bioquímica de Ciências ULisboa, atualmente a trabalhar na consultora Deloitte.

Fotografia de alunos de Ciências ULisboa

03 de outubro, Sala 6.1.36, pelas 15h00.

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.