CELab PhD Seminars

Self-touch versus externally generated touch: how action affects somatosensory perception

Videoconferência

Por Konstantina Kilteni (Radboud University; Karolinska Institutet).

How do we distinguish self-touch sensations (e.g. feel our hand caressing our leg) from touches of external causes (e.g. feel the touch of an insect on our leg) to generate the appropriate behaviour? This classification might seem trivial; however, it is a demanding task for the brain given the massive amount of somatosensory information that needs to be processed at any given moment. Dominant motor control theories propose that the brain uses efferent information to predict the somatosensory consequences of our actions and attenuate the associated responses (somatosensory attenuation), thereby increasing the salience of externally generated touches. In this talk, I will provide an overview of our work on somatosensory attenuation, focusing on when these predictive proceses are engaged and how they are implemented in the human brain.

Bio: Konstantina studied Electrical and Computer Engineering at the National Technical University of Athens (Greece), she did her PhD in Clinical Psychology and Psychobiology at the University of Barcelona (Spain) and her postdoc at the Department of Neuroscience at Karolinska Institute (Sweden). In January 2020 she was promoted to assistant professor funded by a career development grant from the Karolinska Institutet. In May 2020 she set up her own independent group at the Department of Neuroscience as principal investigator.
Why can’t you tickle yourself? Konstantina’s research combines computational motor control theory, force perception behavioural experiments, and state-of-the-art neuroimaging methods to address how the human brain distinguishes between self-generated and externally-generated touch.


Transmissão via Zoom.

16h00-18h00
Anna Ciaunica (CFCUL/RG2) / Thomas Wachter (FCUL)
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas