Colóquio luso-brasileiro

Evolução Bio-cultural, Moral e Política

Transmissão através de Videoconferência

Desde a publicação de The Descent of Man de Charles Darwin, há 150 anos, que as teorias evolutivas aplicadas ao estudo do humano se têm continuado a desenvolver, provando-se extremamente prolíficas nas suas ambições de explicar todo o tipo de fenómenos do nosso quotidiano. Isso inclui a nossa própria capacidade de teorizar a evolução - o que terá levado muitos cientistas a considerar a teoria (neo-)Darwiniana, em particular, como a mais poderosa teoria alguma vez pensada pela humanidade.

Neste colóquio online reunirão, pela primeira vez na língua portuguesa, um painel de investigadores com interesse em perceber o potencial explicativo da teoria evolutiva quando aplicada, não apenas aos domínios cognitivos e comportamentais, mas também, e sobretudo, aos de índole sociocultural, sem deixar de lado as explicações mais controversas (e por vezes especulativas) da moral e da política, que têm proliferado mais recentemente.

Oradores convidados:

• Anuska Irene de Alencar (UFRN & CCHLA)
  • Augusta Gaspar (FCH-UCP & CRC-W)
  • David G. Santos (UBI)
  • Fábio Portela Almeida (Europa-Universität Flensburg)
  • Filipe Nobre Faria (IFILNOVA)
  • Francisco C. Santos (IST & INESC-ID)
  • Joana Bessa (Oxford)
  • Lorenzo Baravalle (FCUL-CFCUL/GI2 & CCNH-UFABC)
  • Maria Emilia Yamamoto (UFRN & LECH)
  • Mercedes Okumura (USP)
  • Paulo Abrantes (UnB)
  • Paulo Finuras (ISG)
  • Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva (FPUL)

Comité científico: Davide Vecchi (CFCUL/GI2), Lorenzo Baravalle (CFCUL/GI2), Mara Almeida (CFCUL/GI3), Silvia Di Marco (CFCUL).

Organização: João Pinheiro (CFCUL/GI2) e Silvia Di Marco (CFCUL).

A participação no colóquio é gratuita, mediante inscrição prévia até 13 de julho de 2021.

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações - hoje, na Alameda da Cidade Universitária.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Matthew-James Bennett.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Fauna e flora, investigação e educação, pela lente de cientistas e jovens biólogos.

Um convite à descoberta da vida na Serra de Grândola.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!