O ULISSES - University of Lisbon Interdisciplinary Studies on Sustainable Environment and Seas (Estudos Interdisciplinares sobre Sustentabilidade do Ambiente e dos Oceanos) é um projeto que te irá proporcionar um conhecimento profundo da problemática relacionada com o oceano.
Para quem?
Dirigida a estudantes com vontade de integrar uma equipa multidisciplinar, constituída por colegas de outras universidades nacionais e estrangeiras, esta iniciativa decorre ao longo de várias semanas nas quais os estudantes serão desafiados a apresentar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos.
Quais são os objetivos?
- Trabalha num projeto fascinante, integrando uma equipa internacional e interdisciplinar, apoiada por investigadores e especialistas em diversas disciplinas.
- Conecta-te e colabora com colegas de outras escolas e de outros países.
- Aprofunda o teu conhecimento acerca do oceano e da sua relevância para a sustentabilidade do nosso planeta.
- Explora a educação do futuro e perspetivas de carreira;
- Participa num programa intensivo que inclui uma mobilidade Erasmus+ de curta duração.
- O programa é gratuito e a sua conclusão confere 6 créditos ECTS.
- O programa de ensino conta com a participação da Universidade de Lisboa, da Universitat Politècnica de Catalunya e Technische Universität Darmstadt.
Calendário
- Candidaturas até 15 de janeiro (novo prazo)
- Fase preparatória de 27 de janeiro a 5 de abril (em e-learning, compatível com as aulas)
- Projeto de Equipa de 7 a 25 de julho (em Lisboa)
- Apresentação final: 25 de julho (em Lisboa)
Para despesas relacionadas com a atividade de mobilidade, os estudantes da UE e de outros Países Parceiros Erasmus+ podem candidatar-se a bolsas na sua instituição de origem.
O ULISSES é um projeto da Unite! (University Network for Innovation, Technology and Engineering), uma Aliança de Universidades Europeias que tem como objetivo dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.