Paralelamente à palestra, decorrerá a apresentação dos três primeiros volumes da coleção Dos Átomos e das Moléculas, por Miguel Castanho e Ruben Leitão.
“INSPIRAR”, significa “fazer entrar algo nos pulmões”, “infundir sentimentos e emoções”, “influenciar”, “entusiasmar”.
Tentei inspirar com a leitura.
Conhecer a história da ciência, descobrir e admirar os aspectos estéticos do conhecimento e da metodologia científica, é um caminho seguro para a promoção de uma educação inspiradora em qualquer ramo da ciência. A química e a bioquímica não são exceção e, para mais, constituem “ciência central”.
Elas estão em toda a parte!
Uma coleção recente que empreendi, denominada “Dos Átomos e das Moléculas”, é dedicada a grandes químicos do século XX, suas realizações e características pessoais, com a ideia mestra de salientar o interesse da Química/Bioquímica no nosso universo fundamental e aplicado. Pequenos livros, acessíveis em tempo e em custo, e tendencialmente corretos e inovadores.
E um cunho personalizado. Eu conto-lhes.
Raquel Gonçalves-Maia é doutorada e agregada em Química pela Universidade de Lisboa. Pós-doutoramento na Universidade de Exeter (Reino Unido). É professora catedrática aposentada do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Desenvolveu atividade de investigação na área da Química-Física, tendo sido coordenadora científica do GERQ - Grupo de Estrutura e Reactividade Química. Dirigiu o Boletim da Sociedade Portuguesa de Química e foi representante nacional na Commission on Chemical Kinetics da IUPAC. Foi membro de várias Comissões de Avaliação e de Direção/Organização universitárias.
Para além da Química, a Epistemologia, a História das Ciências e a Divulgação Científica têm suscitado o seu interesse. Publicou centenas de artigos, vários livros e capítulos de livros, nas áreas mencionadas, e também alguns contos e romances.