Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

Forecasting the Future in Seventeenth-Century Portugal

The Almanacs of Francisco Guilherme Casmach

Sala 8.2.17, Ciências ULisboa

Por Carolina Resende (Universidade de Lisboa).

Among seventeenth-century Portuguese productions, the two astrological almanacs written by Francisco Guilherme Casmach (1569-?) stood out for their rich prose and content. Written in 1644 and 1646, shortly after the 1640 Restoration, they gained prominence for supporting the new political regime and for criticising Manuel Galhano Lourosa (fl. 1643-1674), who he accused of appropriating the authorship of a manuscript about a plague of locusts that would have occurred in 1639. Previous works have addressed the almanacs in relation to this quarrel and their political content. This investigation, however, seeks to go beyond past considerations, focusing instead on the analysis of Casmach’s astrological techniques and knowledge, while demonstrating the author’s attempts to elevate the genre and his efforts to advocate for a practice that was under strong criticism in the early modern period. By shedding light on the accusations launched between Casmach and Lourosa, and by demonstrating their different methods and communications to the public, this work will contribute to the growing scholarship on astrological knowledge and practices in seventeenth-century Portugal, a time in which mathematical precision was at the centre of the debate.

Cartaz do evento (inclui título/data/local/oradora)

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.