Foi recentemente publicado o aviso de abertura da primeira edição do concurso Science4Policy (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com o PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.
Com uma dotação orçamental de um milhão de euros, via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o concurso visa apoiar a produção de conhecimento científico que responda às necessidades específicas identificadas em várias áreas de política pública. O objetivo é facultar evidências que contribuam para o apoio à decisão e à definição e implementação de políticas públicas, planeamento, prospetiva e avaliação de políticas, envolvendo diferentes áreas governativas.
Após consulta à RePLAN - Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, foram definidas 22 linhas temáticas que respondem a desafios atuais do nosso país, enquadrando-se nas Agendas Temáticas da Estratégia Portugal 2030 e em coerência com os desafios estratégicos e transversais que Portugal atravessa.
O concurso destina-se a unidades de investigação, Laboratórios do Estado e Laboratórios Associados e os estudos terão uma duração máxima de 12 meses.
As candidaturas devem ser apresentadas, em língua portuguesa ou inglesa entre o dia 13 de outubro e as 17 horas de 14 de novembro de 2023 (horário de Portugal Continental) em formulário eletrónico a disponibilizar no site da FCT.
O Science4Policy integra-se num portfolio de projetos mais amplo denominado “Ciência para as Políticas Públicas”, que visa promover uma cultura de ciência para as políticas públicas, contribuindo assim para a institucionalização de relações entre investigadores e policymakers (decisores e outros técnicos e profissionais do apoio à decisão no governo e na Administração Pública).
É nesse âmbito que o PlanAPP tem vindo a desenvolver também o projeto “Workshops Ciência e Política Pública: Como conseguir pontes?”. Oferecidos às unidades de investigação do sistema científico nacional, estas iniciativas procuram sensibilizar e capacitar a comunidade científica para a construção de políticas públicas informadas por evidências.