Science4Policy: Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas

Banner do concurso (título)

Foi recentemente publicado o aviso de abertura da primeira edição do concurso Science4Policy (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com o PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública.

Com uma dotação orçamental de um milhão de euros, via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o concurso visa apoiar a produção de conhecimento científico que responda às necessidades específicas identificadas em várias áreas de política pública. O objetivo é facultar evidências que contribuam para o apoio à decisão e à definição e implementação de políticas públicas, planeamento, prospetiva e avaliação de políticas, envolvendo diferentes áreas governativas.

Após consulta à RePLAN - Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública, foram definidas 22 linhas temáticas que respondem a desafios atuais do nosso país, enquadrando-se nas Agendas Temáticas da Estratégia Portugal 2030 e em coerência com os desafios estratégicos e transversais que Portugal atravessa.

O concurso destina-se a unidades de investigação, Laboratórios do Estado e Laboratórios Associados e os estudos terão uma duração máxima de 12 meses.

As candidaturas devem ser apresentadas, em língua portuguesa ou inglesa entre o dia 13 de outubro e as 17 horas de 14 de novembro de 2023 (horário de Portugal Continental) em formulário eletrónico a disponibilizar no site da FCT.

O Science4Policy integra-se num portfolio de projetos mais amplo denominado “Ciência para as Políticas Públicas”, que visa promover uma cultura de ciência para as políticas públicas, contribuindo assim para a institucionalização de relações entre investigadores e policymakers (decisores e outros técnicos e profissionais do apoio à decisão no governo e na Administração Pública).

É nesse âmbito que o PlanAPP tem vindo a desenvolver também o projeto “Workshops Ciência e Política Pública: Como conseguir pontes?”. Oferecidos às unidades de investigação do sistema científico nacional, estas iniciativas procuram sensibilizar e capacitar a comunidade científica para a construção de políticas públicas informadas por evidências.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

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