Curso Livre

Ciência e Decisão Política em Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Imagem de um sinal representativo da intersecção entre a Ciência e a Política, sobre um fundo cinzento claro
Imagem retirada do sítio http://cienciaepoliticas.edu.ciencias.ulisboa.pt/

O Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL), em colaboração com o Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), organiza o curso livre “Ciência e Decisão Política em Portugal”, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian. O curso está organizado em 5 sessões que terão lugar nos dias 14, 21 e 25 de novembro, 4 e 13 de dezembro das 16h00 às 19h30.

O curso tem como objetivos principais discutir a importância da evidência científica na decisão política, contribuir para um maior diálogo entre cientistas e decisores políticos e construir parcerias de confiança entre estes atores tendo em conta a posição relevante que a ciência ocupa no nosso ambiente politico (e.g. vacinação e alterações climáticas).

Os oradores do curso livre “Ciência e Decisão Política em Portugal” incluem políticos e especialistas nacionais e internacionais, que irão partilhar com os participantes as suas experiências e perspetivas no uso da Ciência na Decisão Política.

O curso é aberto a toda a comunidade científica, incluindo profissionais de interface à ciência. 

Curso gratuito, de inscrição obrigatória para o e-mail cienciapolis@fc.ul.pt, indicando nome, profissão e afiliação.

Mais informações em http://cienciaepoliticas.edu.ciencias.ulisboa.pt/.


A 3.ª sessão do curso, intitulada “Utilização da evidência científica para informar a formulação de políticas (exemplos-chave)" (25 novembro 2019), decorre no âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2019.

No terceiro encontro do curso livre “Ciência e Decisão Política em Portugal” serão apresentados exemplos-chave de forma a ilustrar o uso/necessidade da evidência científica para apoiar a decisão política. A sessão, moderada por Mara Almeida (investigadora do CFCUL e organizadora do curso), conta com a presença de Ian Boyd (Biologo da Universidade de St. Andrews, UK); Domingos Xavier Viegas (Diretor do Centro de Estudos de Fogos Florestais, UCoimbra); Nuno Sanchez Lacasta (Presidente do conselho diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente). O objetivo geral do curso livre é discutir a importância da evidência científica na decisão política, contribuir para um maior diálogo entre cientistas e decisores políticos e construir parcerias de confiança entre estes atores tendo em conta a posição relevante que a ciência ocupa no nosso ambiente politico (e.g. vacinação e alterações climáticas).

 

16h00-19h30
Título/data/local do evento

Lisbon AI Seminar, por Mattia Petrolo (CFCUL/RG1).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Bruno Barros (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Taban Baghfalaki (Bordeaux University, Bordeaux, France).

Fotografia de três pessoas a apontarem para o teclado/ecrã de computador portátil

Workshop de participação gratuita, mediante inscrição até 16 de abril.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Levente László (Eötvös University).

Hi-Phi Seminar, por Ignacio García-Pereda (CIUHCT), Silvia Di Marco (CFCUL), Hugo Soares (CIUHCT) e João L. Cordovil (CFCUL).

Título/data/local do evento e imagem de arquivo do MUHNAC

Os estudantes de Ciências contra o regime ditatorial e colonialista - 1968-1974.

Título/data/local do evento e pormenor de pintura representando uma mulher

Reasoning Seminar, por José Manuel Mestre (University of St. Andrews/Stirling).

BioISI Research Seminar, por Miguel Machuqueiro (BioISI - Ciências ULisboa).

Título/data do evento, logótipo do projeto Ciências em Harmonia e título "Ninguém te vai amar como eu."

Uma sessão dinamizada e conduzida pelo GAPsi, a decorrer pelas 13h do dia 18 de abril.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Henrique Carvalho (LIP Minho).

O MUHNAC associa-se, uma vez mais, a estas comemorações, com um programa de atividades gratuitas subordinadas ao tema da edição de 2024 "Catástrofes e conflitos à Luz da Carta de Veneza".

Logótipos da Sociedade Portuguesa de Física e da comemoração do respetivo Jubileu

Nesta sessão, organizada em parceria com o NFEF-FCUL, será lançado um postal dos CTT evocativo dos 50 anos da SPF e será feito o lançamento do volume 47, n.º 1 da Gazeta de Física.

Mathematical Logic Seminar, por Jaime Ramos (IST - Universidade de Lisboa).

O programa inclui a atribuição de cartas de reconhecimento de mérito aos melhores alunos que concluíram a licenciatura em Geologia ano letivo 2023, seguida da apresentação do vídeo da excursão final integradora do Mestrado em Geologia da FCUL.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em História e Filosofia das Ciências), por Joana Lima de Oliveira.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Elodie Gomes Marques (DINÂMIA'CET-Iscte - Centro de Estudos sobre a Mudança Socieconomica e o Território).

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

Título/data/local do evento e logótipos das entidades organizadoras

An event specifically focused on technicalities & Data Science.

This 7th edition will once again gather specialists in the field of Combinatorial Optimization from several countries to present and discuss recent research work.

Talk @LASIGE, por Fernando Gallego Donoso (University of Malaga, Computational Intelligence in Biomedicine - ICB).
 

Comemorações do 30.º aniversário da VicenTuna - Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre até 30 de abril.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Páginas