Ciclo de Webinars "Geologia Toca a Todos"

Recursos geológicos na transição energética

Transmissão através de Videoconferência

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos? Terão os recursos geológicos um papel fulcral no presente e futuro económico mundial? Que papel tem a geologia no teu dia-a-dia? Será que sabes o que realmente faz um geólogo e para que serve a geologia?

Webinar de acesso livre e gratuito, onde todos poderão colocar e ver respondidas as suas questões! Conta com o apoio das duas principais entidades associativas nacionais ligada à geologia, a Associação Portuguesa de Geólogos e a Sociedade Geológica de Portugal.

Transmissão em direto no canal de YouTube do grupo Sm-Ar-Te-F-O-Ne.

Ciclo de Webinars "Geologia Toca a Todos"

Sm-Ar-Te-F-O-Ne é um grupo informal (online) que surgiu no intuito de responder a estas e outras perguntas. A equipa do Sm-Ar-Te-F-O-Ne é formada por profissionais e académicos com formação em geociências e que integram o grupo em nome próprio, partilhando uma mesma visão estratégica do papel do geólogo e da geologia na sociedade. O grupo conta atualmente com mais de 2500 membros nas redes sociais, das mais diversas áreas da sociedade civil, promovendo discussões que têm beneficiado de clarificações e respostas técnicas a questões “de todos” e “para todos”, de forma livre, educada e gratuita.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Neuroscience and Neuromodeling Seminar, por Athanasios Vourvopoulos (LaSEEB, ISR, IST-ULisboa).

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.