Comemorações do Dia da Ecologia

Navegadores, ecólogos sem sabê-lo

Ciências ULisboa

Antes de a Ecologia ser formalmente uma ciência, observações de carácter ecológicos já se podiam encontrar nas descrições de paisagens, animais e plantas. A navegação oceânica dos séculos XVI e XVII, conectando o Velho Mundo e o Novo Mundo, mostrou aos navegadores a existência duma natureza até então desconhecida. Cada viagem era razão de maravilha, mas sobretudo era a ocasião de recolher dados sobre flora, fauna e habitats pela primeira vez a nível global. Testemunhos destes eventos são os relatos de viagens, os roteiros e todos os documentos que dum lado recolhiam informações sobre a biodiversidade e do outro, anotando elementos naturais, garantiam uma navegação o mais possível segura.

Durante esta atividade, serão lidos textos originais e os participantes terão a oportunidade de conversar com os investigadores do projeto RUTTER, para reviver as viagens com os olhos dos navegadores.

15h00-16h00

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Evento cancelado.

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.