Debate

Ecologia para um Desenvolvimento Sustentável

Caleidoscópio, Lisboa

O conceito Desenvolvimento Sustentável nasceu há 30 anos com o lançamento do Relatório de Bruntland intitulado “O Nosso Futuro Comum”. Atualmente, é considerado um desígnio global, de acordo com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, sendo encarado, a nível nacional, como uma meta da Agenda 2030.

A transversalidade do conceito é um imperativo que representa uma enorme vantagem para a sua abordagem e disseminação. Hoje, desenvolvimento sustentável e/ou sustentabilidade faz parte do léxico comum de toda a sociedade, ávida de consumo desregrado. Apesar deste conceito ter subjacente a consciencialização dos limites ecológicos da exploração humana, não significa por isso que se diminua a pressão exercida sobre os recursos naturais. A Ecologia, como ciência transversal e holística, pode dar respostas que permitem apoiar políticas públicas de sustentabilidade. De que modo? Perante as alterações globais, quais são as preocupações sociais que poderão ser respondidas através duma abordagem ecológica? Como é que a Ecologia pode recrutar jovens capazes de fomentar uma cidadania ativa? Como é que do ponto de vista económico e científico se chega a um desenvolvimento sustentável?

Estas e outras questões serão abordadas por um painel de convidados nomeadamente:

Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Susana Fonseca, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável

Tiago Martins de Oliveira, Chefe da Estrutura de Missão para o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra

Luisa Schmidt, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Apresentado por Maria Amélia Martins-Loução, Presidente da SPECO

Moderado por José Vitor Malheiros

 

Inscrição

Inscrição para info@speco.pt.

17h00 - 19h30
SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia
Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Ser Cientista 2024

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.