Ecologia para um Desenvolvimento Sustentável

Caleidoscópio, Lisboa

O conceito Desenvolvimento Sustentável nasceu há 30 anos com o lançamento do Relatório de Bruntland intitulado “O Nosso Futuro Comum”. Atualmente, é considerado um desígnio global, de acordo com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, sendo encarado, a nível nacional, como uma meta da Agenda 2030.

A transversalidade do conceito é um imperativo que representa uma enorme vantagem para a sua abordagem e disseminação. Hoje, desenvolvimento sustentável e/ou sustentabilidade faz parte do léxico comum de toda a sociedade, ávida de consumo desregrado. Apesar deste conceito ter subjacente a consciencialização dos limites ecológicos da exploração humana, não significa por isso que se diminua a pressão exercida sobre os recursos naturais. A Ecologia, como ciência transversal e holística, pode dar respostas que permitem apoiar políticas públicas de sustentabilidade. De que modo? Perante as alterações globais, quais são as preocupações sociais que poderão ser respondidas através duma abordagem ecológica? Como é que a Ecologia pode recrutar jovens capazes de fomentar uma cidadania ativa? Como é que do ponto de vista económico e científico se chega a um desenvolvimento sustentável?

Estas e outras questões serão abordadas por um painel de convidados nomeadamente:

Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Susana Fonseca, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável

Tiago Martins de Oliveira, Chefe da Estrutura de Missão para o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Helena Freitas, Professora Catedrática da Universidade de Coimbra

Luisa Schmidt, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Apresentado por Maria Amélia Martins-Loução, Presidente da SPECO

Moderado por José Vitor Malheiros

Inscrição para info@speco.pt.

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Por Luís Sampaio.

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Por Jorge Achcar (Medical School, Universidade de São Paulo).

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Mónica Cunha (Investigadora do INIAV IP, membro integrado do cE3c - CSES group, membro colaborador do BioISI, Professora Convidada da FCUL).

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Noites no Observatório "Planetas ao som das estrelas"

Quando olha para o céu noturno, sabia que muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem?

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelo Conservatório de Música D. Dinis.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

O evento conta com a participação, enquanto moderador do painel 4 “Ética Ambiental”, do professor de Ciências ULisboa Jorge Marques da Silva.

Carolina Ferreira Duarte da Silva defende o trabalho de projeto “Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvel”.

Formação CIÊNCIAVITAE

Sessão de apresentação da nova plataforma de gestão curricular, o CIÊNCIAVITAE.

Dia Aberto M23

A Universidade de Lisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.