Ações de formação de professores do Departamento de Química e Bioquímica

FCUL, Lisboa

Candidaturas online até 15 de maio de 2016.

As Ações de Formação propostas pelo Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (entidade 536 da CCPFC) visam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências laboratoriais cruciais ao bom desempenho docente.

De acordo com os novos programas e as orientações curriculares para o Ensino Básico e Secundário na área das Ciências Físicas e Naturais as ações a desenvolver têm em consideração os novos desafios e paradigmas emergentes nos vários ramos da Química e nas interações desta com as outras Ciências, a sua pertinência educativa e o seu importante papel na formação para a literacia científica, fundamental para o exercício pleno da cidadania.

Procurando corresponder às necessidades de formação contínua de professores (Grupo 510), e tendo em conta os novos currículos dos Ensinos Básico e Secundário, o Departamento de Química e Bioquímica da FCUL planeou a realização de diversas ações de formação a partir do ano de 2008.

A ausência de financiamento PRODEP levou a FCUL a estabelecer uma propina de 100 euros por ação.

Trabalho Experimental em Química no Ensino Secundário - Novos Programas, Novos Desafios a partir de 2015/16 (mais informações)

Curso de Formação CCPFC/ACC-82155/15 - 25h / 1 crédito
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Custo: 100 euros
Horário: 2 sessões semanais de 3 h cada, à 3.ª e 5.ª feira das 17:30 às 20:30
Formação: 14 de junho a 14 de julho de 2016
Candidaturas online: 1 de abril a 15 de maio de 2016*
Matrículas: 18 a 31 de maio de 2016

Combustíveis, Energia e Ambiente (mais informações)

Oficina de Formação CCPFC/ACC-77783-14 - 25h / 2 créditos
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Custo: 100 euros
Horário: 2 sessões semanais de 3 h cada, à 3.ª e 5.ª feira das 17:30 às 20:30
Formação: 14 de junho a 14 de julho de 2016
Candidaturas online: 1 de abril a 15 de maio de 2016*
Matrículas: 18 a 31 de maio de 2016

* As candidaturas online devem ser enviadas para o e-mail afp2016dqb@ciencias.ulisboa.pt indicando:
a) Nome da ação (caso esta não se realize, indique se estaria interessado em frequentar a outra ação);
b) Nome completo;
c) e-mail;
d) Telemóvel/telefone;
e) Escola e respetiva localização.

Para informações adicionais poderá contactar qualquer um dos docentes:

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.