Ações de formação de professores do Departamento de Química e Bioquímica

FCUL, Lisboa

Candidaturas online até 15 de maio de 2016.

As Ações de Formação propostas pelo Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (entidade 536 da CCPFC) visam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências laboratoriais cruciais ao bom desempenho docente.

De acordo com os novos programas e as orientações curriculares para o Ensino Básico e Secundário na área das Ciências Físicas e Naturais as ações a desenvolver têm em consideração os novos desafios e paradigmas emergentes nos vários ramos da Química e nas interações desta com as outras Ciências, a sua pertinência educativa e o seu importante papel na formação para a literacia científica, fundamental para o exercício pleno da cidadania.

Procurando corresponder às necessidades de formação contínua de professores (Grupo 510), e tendo em conta os novos currículos dos Ensinos Básico e Secundário, o Departamento de Química e Bioquímica da FCUL planeou a realização de diversas ações de formação a partir do ano de 2008.

A ausência de financiamento PRODEP levou a FCUL a estabelecer uma propina de 100 euros por ação.


Trabalho Experimental em Química no Ensino Secundário - Novos Programas, Novos Desafios a partir de 2015/16 (mais informações)

Curso de Formação CCPFC/ACC-82155/15 - 25h / 1 crédito
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Custo: 100 euros
Horário: 2 sessões semanais de 3 h cada, à 3.ª e 5.ª feira das 17:30 às 20:30 
Formação: 14 de junho a 14 de julho de 2016
Candidaturas online: 1 de abril a 15 de maio de 2016*
Matrículas: 18 a 31 de maio de 2016


Combustíveis, Energia e Ambiente (mais informações)

Oficina de Formação CCPFC/ACC-77783-14 - 25h / 2 créditos
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Custo: 100 euros
Horário: 2 sessões semanais de 3 h cada, à 3.ª e 5.ª feira das 17:30 às 20:30
Formação: 14 de junho a 14 de julho de 2016
Candidaturas online: 1 de abril a 15 de maio de 2016*
Matrículas: 18 a 31 de maio de 2016


 

* As candidaturas online devem ser enviadas para o e-mail afp2016dqb@ciencias.ulisboa.pt indicando:
a) Nome da ação (caso esta não se realize, indique se estaria interessado em frequentar a outra ação);
b) Nome completo;
c) e-mail;
d) Telemóvel/telefone;
e) Escola e respetiva localização.

 

Para informações adicionais poderá contactar qualquer um dos docentes:

RSS Meetup, por Nuno Lopes (IST, ULisboa).

Earth Systems Seminar, por Ana Machado (DEGGE/IDL).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Henrique Leitão (DHFC-FCUL, PI RUTTER ERC AdG).

Logótipo do evento

No dia 04 de abril, pelas 14h30, será gravado um episódio em direto do podcast "A Escala do Clima" de Filipe Duarte Santos (Professor Jubilado de CIÊNCIAS).

A iniciativa, promovida pela Rede Campus Sustentável (da qual CIÊNCIAS faz parte), é direcionada para o incentivo à colaboração entre as pessoas que pertencem a estruturas existentes ou em fase de constituição.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

Fotografia de aluna

Uma iniciativa aberta a toda a comunidade académica da ULisboa.

Título/data/local do evento e fotografia aérea de vias urbanas

Conferência da redeMOV, por Gabriel Costa Valença.

Logótipo CIE

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Edição anterior da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de CIÊNCIAS, a decorrer nos dias 08 e 09 de abril.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Neves (CFTC).

RSS Meetup, por Rodrigo Bruno (IST, ULisboa).

Título do evento

A collaborative initiative supported by five Portuguese research centers, aimed at strengthening and connecting the geometry research community in Portugal.

Equipa da Raiz Vertical Farms

Uma Experiência Única sobre Agricultura Urbana e Energia Renovável.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Amidou Sorgho (Instituto de Astrofísica de Andalucía - IAA-CSIC, Spain).

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Título/data/local do evento e representação de ser humano

Workshop de Medicina Nuclear, organizado pelo Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Páginas