Seminário Ciência e Império

A receção portuguesa da contrassubversão francesa: cultura, política, guerra (1955-1974)

Mehdi Djallal (Universidade de Lille, França)

Instituto de Ciências Sociais da ULisboa (piso 0, sala 2)

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Resumo: A "influência" francesa sobre a instituição militar portuguesa em termos de contrassubversão - no sentido em que, na véspera e no início da guerra colonial, esta noção é formatada pelas doutrinas elaboradas pela França na guerra da Argélia, ao nível das representações sobre a natureza do conflito e da ação a desenvolver - contribui para colocar os seus promotores nos lugares de poder, modificar o formato de instrução dos quadros que massificam sempre mais os efetivos mobilizados, e enfim para instaurar uma nova dinâmica entre as forças armadas e o poder político. Nesta comunicação será prestada especial atenção ao desenvolvimento institucional e prático da ação psicológica - principal recuperação portuguesa da panóplia contra subversiva francesa, sob a denominação "ação psicossocial". Nesta noção enfatiza-se a vertente da engenharia social, pelo menos no discurso. Nesta comunicação, tratar-se-á o emprego desta arma na orientação desenvolvimentista e repressiva, num contexto de militarização da guerra.

13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
100 days to ECCA...

Nesta cerimónia, que assinala os 100 dias para a conferência ECCA 2019 - European Climate Change Adaptation Conference, vários membros do

An Informal Workshop on Differential Equations and Algebraic Geometry (February 18th - February 22nd 2019).

Por Abílio Rodrigues (Universidade Federal de Minas Gerais).

We begin with an introduction to R and provide a protocol for data exploration to avoid common statistical problems. We will discuss how to detect outliers, deal with collinearity and transformations.

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 3.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Dia da Modelação Ecológica @ FCUL

Aprende com investigadores da comunidade científica e com os alunos de mestrado da FCUL.

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento.

Doutorando: André Ferrand de Almeida.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

The goal of this course is to provide the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems.

Por Lurdes Figueiral (Escola Artística de Soares dos Reis, Porto; APM).

Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse 
Fiel à perfeição do universo
(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Por Giuseppe Buttazzo (Università di Pisa).

Ciências na feira Unlimited Future

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Por Pedro Miguel Duarte (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

60 Minutos de Ciência "Biologia e Cancro: mais próximos da cura?"

A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro.

Por Carlos da Camara (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia / Instituto Dom Luiz ULisboa).

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético

Nesta edição das Jornadas APG, pretende-se abordar o mix energético sob diferentes perspetivas, por especialistas com formação diferenciada, e discutir o papel de cada interveniente na procura de soluções de qualidade para as gerações futuras.

Noites no Observatório "Estranhas Formas de Vida"

Que vida poderá existir noutros planetas? Será que a “nossa” Terra, tão acolhedora, poderá albergar organismos capazes de sobreviver nas condições de outros lugares do Sistema Solar?

Alexandra Symeonides defende a tese "Statistical solutions and invariant measures in Hydrodynamics".

The course starts with a revision of multiple linear regression, followed by a basic introduction to generalised additive models (GAM) to analyse continuous data, count data and binary/proportional data.

Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável.

Páginas