Hot TOPics

Sala de Seminários do LIP, Av. Prof. Gama Pinto, Lisboa

Por Yvonne Peters (Manchester University).

The heaviest known elementary particle, the top quark, provides an interesting area of research. Its high mass and short lifetime make it to be of special interest in the hunt for physics beyond the standard model. In my talk I will present a potpourri of recent analyses in the top sector, using LHC proton-proton collision data at 13TeV centre-of-mass energy, recorded with the ATLAS detector. Examples of presented analyses are a new result on top quark spin correlations, a study of QCD colour-flow in top events, and the connection of the top to the Higgs boson.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Atualmente, é prática corrente referir-se que em Portugal e noutros países ocidentais se vive num sistema meritocrático, em que o estatuto de cada pessoa se baseia no mérito social e não em qualquer forma de privilégio.

Inauguração da Exposição "As Formas do Cobre"

A exposição fotográfica “As Formas do Cobre” pretende apresentar a diversidade do mundo mineral, com recurso a Formas inovadoras de ver Formas da natureza que condicionam Formas de sociedade.

Sessão de homenagem a Alfredo Pereira Gomes (1919-2006), no centenário do seu nascimento.

Inscrições mediante envio de formulário de inscrição preenchido, acompanhado de comprovativo de pagamento, até 04 de janeiro de 2019 para

Por Thomas Bolton (Institute of Bioengineering, Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne, Switzerland;Department of Radiology and Medical Informatics, University of Geneva, Switzerland).

Rui Correia Neves Cordeiro de Azevedo defende a dissertação "Leveraging OSINT to Improve Threat Intelligence Quality".

João Afonso Leal dos Santos Vicente defende a dissertação "Migração do Observatório Português de Acessibilidade Web".

João Manuel Marques Paulino defende a dissertação "A deep dive into embedding algorithms for secure network virtualization".

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, contando com as atuações da "Orquestra "mixEnsemble" e do grupo "Cinco por cinco".

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre: