Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Vida em Marte

A pesquisa de vida em Marte e as razões que nos motivam a enviar missões tripuladas ao quarto planeta do Sistema Solar

Centro Cultural de Belém, Lisboa
Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Zita Martins (IST) e Adriano Henriques (ITQB-NOVA).


As razões para enviar missões tripuladas a Marte e os desafios que elas colocam serão tema para um ciclo de conversas com investigadores, coproduzido pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier e o Centro Cultural de Belém.

Após décadas de sucessos, fracassos e muita determinação, o sonho de ter os pés bem assentes em Marte é uma ficção cada vez mais real. MARTE 2030 é um ciclo de quatro conversas em interação com o público em que investigadores vão falar sobre a possibilidade de vivermos no planeta vermelho. É uma coprodução do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB-NOVA) e do Centro Cultural de Belém (CCB).

As sessões terão lugar no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, entre outubro de 2018 e janeiro de 2019. As conversas serão temáticas, cobrindo o leque de questões que se levantam quando consideramos deixar o nosso planeta de origem e testar a resistência humana numa viagem tão longa, tão longe como nunca antes, e a um ambiente tão inóspito como Marte.

Cada sessão junta dois investigadores convidados que irão responder a perguntas colocadas pelo público e moderadas por conhecidos jornalistas de ciência. Às conversas seguem-se observações astronómicas com telescópios, caso as condições meteorológicas o permitam.

O ciclo Marte 2030 decorre sempre a um sábado, entre as 21h00 e as 23h00, na Sala Luís de Freitas Branco, no CCB. Serão cobradas entradas de valor simbólico (€ 2,5) para cobrir os custos de utilização do espaço, com uma opção ainda mais económica por sessão no caso da aquisição do bilhete para o ciclo completo (€ 8).

21h00-23h00

Por Giuseppe Buttazzo (Università di Pisa).

Por Pedro Miguel Duarte (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Ciências na feira Unlimited Future

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Por Lucas Lamelas López (cE3c /GBA, Universidade dos Açores, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).

Por Carlos da Camara (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia / Instituto Dom Luiz ULisboa).

Por Catarina Quintans (LIP).

AMBER is a newly proposed fixed-target experiment at CERN devoted to various fundamental QCD measurements, with a Letter of Intent recently made public.

60 Minutos de Ciência "Biologia e Cancro: mais próximos da cura?"

A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro.

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético

Nesta edição das Jornadas APG, pretende-se abordar o mix energético sob diferentes perspetivas, por especialistas com formação diferenciada, e discutir o papel de cada interveniente na procura de soluções de qualidade para as gerações futuras.

Noites no Observatório "Estranhas Formas de Vida"

Que vida poderá existir noutros planetas? Será que a “nossa” Terra, tão acolhedora, poderá albergar organismos capazes de sobreviver nas condições de outros lugares do Sistema Solar?

Por Roberto Giuntini (Università di Cagliari).

Cada dia um workshop diferente, dedicado a uma das soft skills atualmente mais valorizadas nos novos talentos.

4 Ways 4 The Future

Alexandra Symeonides defende a tese "Statistical solutions and invariant measures in Hydrodynamics".

Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável.

The course starts with a revision of multiple linear regression, followed by a basic introduction to generalised additive models (GAM) to analyse continuous data, count data and binary/proportional data.

Concurso FCT de projetos para a Investigação em Fogos Florestais

Estão abertas, até 26 de fevereiro de 2019, as candidaturas para a segunda edição do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais.

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Machina mundi: engrenagens do séc. XVI que reproduzem os modelos Ptolemaicos"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Hugo Beirão da Veiga (CMAFcIO e Università di Pisa).

Páginas