22.º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Convento da Arrábida
Imagem de natureza microscópica
Foto de Fayette Reynolds M.S. (Pexels)

O 22.º Encontro dos Caminhos da Complexidade irá debruçar-se sobre abordagens multidisciplinares às Ciências da Vida. Do nível molecular ao populacional, as interações de (micro e macro) organismos entre si e com o meio ambiente modulam a vida na terra e a saúde do planeta. Mas estas interações são dinâmicas e, não obstante inúmeros mecanismos de regulação (naturais ou forçados por ação humana), existirão sempre momentos disruptivos - as bifurcações - em que a mudança é subitamente acelerada.

Compreender (e atuar sobre) estes sistemas inerentemente complexos só será possível com a utilização de ferramentas diversas. Da matemática à biologia molecular, da modelação computacional à imagiologia, iremos fazer uma discussão das principais sinergias que podem ocorrer entre diferentes domínios científicos e de que forma poderão elas impulsionar o conhecimento nas Ciências da Vida. Em paralelo, discutir-se-á de que forma estas sinergias são também relevantes para o sistema científico e tecnológico nacional e para a resolução de problemas sociais.

Como habitualmente, o encontro contará com a presença de coordenadores de encontros prévios assegurando, assim, uma continuidade na estrutura organizativa e contextualizando o debate dos temas.

A iniciativa, a decorrer nos dias 13/14 de julho e organizada pelo BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, conta com a participação de vários docentes e investigadores de Ciências ULisboa.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Páginas