22.º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Convento da Arrábida
Imagem de natureza microscópica
Foto de Fayette Reynolds M.S. (Pexels)

O 22.º Encontro dos Caminhos da Complexidade irá debruçar-se sobre abordagens multidisciplinares às Ciências da Vida. Do nível molecular ao populacional, as interações de (micro e macro) organismos entre si e com o meio ambiente modulam a vida na terra e a saúde do planeta. Mas estas interações são dinâmicas e, não obstante inúmeros mecanismos de regulação (naturais ou forçados por ação humana), existirão sempre momentos disruptivos - as bifurcações - em que a mudança é subitamente acelerada.

Compreender (e atuar sobre) estes sistemas inerentemente complexos só será possível com a utilização de ferramentas diversas. Da matemática à biologia molecular, da modelação computacional à imagiologia, iremos fazer uma discussão das principais sinergias que podem ocorrer entre diferentes domínios científicos e de que forma poderão elas impulsionar o conhecimento nas Ciências da Vida. Em paralelo, discutir-se-á de que forma estas sinergias são também relevantes para o sistema científico e tecnológico nacional e para a resolução de problemas sociais.

Como habitualmente, o encontro contará com a presença de coordenadores de encontros prévios assegurando, assim, uma continuidade na estrutura organizativa e contextualizando o debate dos temas.

A iniciativa, a decorrer nos dias 13/14 de julho e organizada pelo BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, conta com a participação de vários docentes e investigadores de Ciências ULisboa.