PhD in Informatics Seminar

Recommender systems for scientific items: a Sequential Enrichment (SeEn) approach

Transmissão através de Videoconferência

Por Márcia Barros.

Databases for scientific entities, such as chemical compounds, diseases and astronomical objects, are growing in size and complexity, reaching billions of items per database. Researchers need new and innovative tools for helping them to choose relevant items. In this work, we propose the use of Recommender Systems (RS) approaches coupled with scientific literature processing and deep learning to address this challenge.
In previous work, we developed a methodology called LIBRETTI - LIterature Based RecommEndaTion of scienTific Items, whose goal is the creation of <user, item, rating> datasets, related with scientific fields. These datasets are created based on the major resource of knowledge that Science has: scientific literature. The first case studies conducted with LIBRETTI were in the fields of Astronomy and Chemistry, having as items open clusters of stars and chemical compounds, respectively. More recently, LIBRETTI methodology was applied to phenotypes, diseases, and gene terms, particularly related to the COVID-19 disease. With these datasets available, we developed a hybrid recommender model suitable for implicit feedback datasets and focused on retrieving a ranked list according to the relevance of the items, for recommending chemical compounds.
However, we know that science is mutable along the time, and relevant items in the past may not be relevant for a user anymore. Thus, we are now working on the recommendation of scientific items taking in account the time when each preference was published. Instead of <user,item,rating>, we are considering the sequence of scientific entities a user had interest along a time period and trying to predict the best next entity for this user.
For this end we are working in a sequential enrichment method, called SeEN, which consists of introducing in the sequence of each user the n most similar items to the one’s the user already saw. This enriched sequence is then considered as the input for state-of-the-art collaborative-filtering sequence-aware recommendation algorithms, such as BERT4Rec, improving the results when compared with the original sequence.

More information: https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=2964#section-6


Transmissão em direto via Zoom.

12h00

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Afternoon Talks with the Industry: come and meet Roche!

Fotografia de Tânia Graça

Tu perguntas, a Tânia responde! No dia 15 de abril de 2025, às 13h00, na Alameda do C6, a Dra. Tânia Graça vem a CIÊNCIAS para uma conversa informal com a comunidade.

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Palestra por Carlos Reinaldo Mendes (antigo aluno de CIÊNCIAS).

Seminário de Geometria e Física, por Fabrizio Del Monte (University of Birmingham, UK).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições a partir de 07 de abril! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Páginas