PhD in Informatics Seminar

Recommender systems for scientific items: a Sequential Enrichment (SeEn) approach

Transmissão através de Videoconferência

Por Márcia Barros.

Databases for scientific entities, such as chemical compounds, diseases and astronomical objects, are growing in size and complexity, reaching billions of items per database. Researchers need new and innovative tools for helping them to choose relevant items. In this work, we propose the use of Recommender Systems (RS) approaches coupled with scientific literature processing and deep learning to address this challenge.
In previous work, we developed a methodology called LIBRETTI - LIterature Based RecommEndaTion of scienTific Items, whose goal is the creation of <user, item, rating> datasets, related with scientific fields. These datasets are created based on the major resource of knowledge that Science has: scientific literature. The first case studies conducted with LIBRETTI were in the fields of Astronomy and Chemistry, having as items open clusters of stars and chemical compounds, respectively. More recently, LIBRETTI methodology was applied to phenotypes, diseases, and gene terms, particularly related to the COVID-19 disease. With these datasets available, we developed a hybrid recommender model suitable for implicit feedback datasets and focused on retrieving a ranked list according to the relevance of the items, for recommending chemical compounds.
However, we know that science is mutable along the time, and relevant items in the past may not be relevant for a user anymore. Thus, we are now working on the recommendation of scientific items taking in account the time when each preference was published. Instead of <user,item,rating>, we are considering the sequence of scientific entities a user had interest along a time period and trying to predict the best next entity for this user.
For this end we are working in a sequential enrichment method, called SeEN, which consists of introducing in the sequence of each user the n most similar items to the one’s the user already saw. This enriched sequence is then considered as the input for state-of-the-art collaborative-filtering sequence-aware recommendation algorithms, such as BERT4Rec, improving the results when compared with the original sequence.

More information: https://moodle.ciencias.ulisboa.pt/course/view.php?id=2964#section-6


Transmissão em direto via Zoom.

12h00

RSS Meetup, por Fritz Henglein (DIKU, U. Copenhagen).

Título do ciclo e logótipo da FCT

A 4.ª sessão desta iniciativa conta com a participação de Ana Simões (CIÊNCIAS ULisboa / CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia)

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

Talk @LASIGE, por Andreia Sofia Teixeira (Network Science Institute, NUL, LASIGE).

Fotografia de grupo de edição anterior da iniciativa

Uma iniciativa, já na sua 4.ª edição, com o objetivo de sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Utilizadora de computador portátil numa sala de aula

Esta oficina de formação, já na sua 3.ª edição, capacitará os professores do ensino secundário das ferramentas necessárias para promover a introdução dos estudantes à programação desde o 10.º ano - candidaturas até 15 de setembro.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Logótipo do projeto

Participe no seminário e inscreva-se na observação de aulas nesta 23.ª edição, a decorrer no 1.º semestre de 2025/2026.

Planta a crescer num frasco cheio de moedas

Workshop no âmbito do projeto "How do we teach math in Europe".

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Logótipo do evento

Um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Iconografia associada à ULisboa

Celebrando o começo de um novo Ano Académico, a Sessão Solene é um importante marco na vida académica da ULisboa, no qual se reúne toda a sua Comunidade.

Logótipo do evento

A grande festa da Ciência está de volta!

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Pormenor de mão a apontar para o ecrã de um computador portátil

A formação destina-se a todos os docentes, investigadores e técnicos da ULisboa - inscrições até 14 de setembro.

Fungo

A transição para uma economia verde é fundamental para enfrentar os desafios ambientais e climáticos do século XXI. No centro desta transformação, a microbiologia aplicada assume um papel essencial, fornecendo soluções inovadoras para a regeneração de ecossistemas, a valorização de resíduos e a mitigação das alterações climáticas - candidaturas até 22 de setembro.

Iconografia relacionada com a temática da energia

Inscreva-se até 15 de setembro e explore o que se segue em termos de tecnologias de armazenamento de energia e hidrogénio, num dia repleto de insights, intercâmbio e inspiração.

Logótipo do evento

O ponto de encontro nacional para todos os profissionais e estudantes que acreditam no futuro da reabilitação impulsionado pela tecnologia, inteligência artificial e inovação clínica.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 05 de outubro.

Mão a segurar em globo de vidro

Este curso de formação acreditado convida educadores e outros interessados a aprofundar a sustentabilidade marinha, explorando ferramentas pedagógicas inovadoras e práticas concretas para inspirar a próxima geração - candidaturas até 28 de setembro.

CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2025

The event that celebrates the groundbreaking research and innovation developed at CIÊNCIAS returns for the 7th edition.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 19 de outubro.

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