Solid Earth Seminars

Knowing sediment transport using fluorescent tracers

An example from an experimental work offshore Quarteira, Algarve, Portugal

Transmissão através de Videoconferência

Por João Cascalho (Instituto Dom Luiz e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal).

Sediment transport knowledge is very important for coastal area management. This presentation describes the results from a sediment fluorescent tracer experiment. This experiment started in August of 2020, with the injection of about 600 kg of tracer sands offshore Belharucas beach (about 5 km to WNW from Quarteira, Algarve, Portugal) at 11 m depth. Following this operation 7 sea missions were undertaken to collect more than 200 seabed sediment samples. Results show minor tracer movement with a maximum displacement of the center of mass from the injection point of 8 m. The highest tracer concentrations are systematically located within a radius of 10 m from the injection point, although concentration decreases over time due to the dispersion of sediments, showing that tracers diffusion prevails over advection.

Transmissão via Zoom (password: 2021_RG234).

IDL - Instituto Dom Luiz

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Programa a disponibilizar.