A touch of non-linearity: mesoscale swimmers and active matter in fluids

Transmissão através de Videoconferência

Por Daphne Klotsa (Department of Applied Physical Sciences, The University of North Carolina at Chapel Hill).

Living matter, such as biological tissue, can be seen as a nonequilibrium hierarchical assembly of assemblies of smaller and smaller active components, where energy is consumed at many scales. The functionality and versatility of such living or “active-matter” systems render it a promising candidate to study and to synthetically design. While many active-matter systems reside in fluids (solution, blood, ocean, air), so far, studies that include hydrodynamic interactions have focused on microscopic scales in Stokes flows, where the active particles are <100μm and the Reynolds number, Re <<1. At those microscopic scales viscosity dominates and inertia can be neglected. However, what happens as swimmers slightly increase in size (say ~0.1mm-100cm) or as they form larger aggregates and swarms? The system then enters the intermediate Reynolds regime where both inertia and viscosity play a role, and where nonlinearities in the fluid are introduced. In this talk, I will present a simple model swimmer used to understand the transition from Stokes to intermediate Reynolds numbers, first for a single swimmer, then for pairwise interactions and finally for collective behavior. We show that, even for a simple model, inertia can induce hydrodynamic interactions that generate novel phase behavior, steady states and transitions.

Zoom links:

Topic: CFTC weekly seminar

Time: Apr 13, 2021 04:00 PM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android

Or iPhone one-tap:  308804188,83469221372# or 308810988,83469221372#

Or Telephone:

Dial: +351 308 804 188 (Portugal Toll) or +351 308 810 988 (Portugal Toll)

Meeting ID: 834 6922 1372

International numbers available

CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional
Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Pedro Jorge (Departamento de Física, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, and Centro de Fotónica Aplicada do INESC TEC, Portugal).

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Hi-Phi Seminar, por Ana Simões (CIUHCT/Ciências) e Ana Matilde Sousa (CIEBA/FBAUL).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações, agora também no Algarve.

Título/data/local do evento, logótipo do projeto e fotografia da oradora

Seminário TWIN2PIPSA, por Sophie Jackson (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge).

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Inscrição (taxa reduzida) até 20 de março.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.