Apresentação do livro "Gótico - Teoria e Estética"

Livraria Ler Devagar, Lisboa
Imagem alusiva ao evento

Lançamento do livro da autoria de Graça P. Corrêa (CFCUL/GI3), Edições Caleidoscópio.

A sessão contará com a presença de dois oradores convidados, Cristina Tavares (CFCUL/FBAUL) e Jorge Jesuíno (CFCUL/ISCTE/ISCSP).

Numa abordagem transdisciplinar ao legado gótico-romântico, e adotando uma perspetiva ético-política e ecofilosófica, este livro revela como o teatro, a performance, o cinema, a literatura, as artes plásticas e a arquitetura se cruzam na construção de paisagens teóricas e estéticas comuns do GÓTICO.

Pretende deste modo contribuir para uma reavaliação contemporânea do modo Gótico-Romântico, numa época de enorme popularidade do imaginário gótico na produção cultural global.

A tradição gótico-romântica mapeada no livro é ampla, abordando conceitos filosóficos; géneros teatrais; obras literárias de Alexandre Herculano, E.T.A. Hoffmann, Edgar Allan Poe, J.W. Goethe, Friedrich Schiller, Percy Shelley e Alexandre Dumas pai; filmes de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Lars von Trier, David Lynch, Alejandro Amenábar e Guillermo del Toro; projetos de arquitetura/cenografia por Horace Walpole, William Beckford e Luigi Manini (Quinta da Regaleira, Portugal).

Bio: Graça P. Corrêa is a researcher in Science and Art at FCUL-Faculty of Sciences of the University of Lisbon, DHFS-Department of History and Philosophy of Sciences, where she conducts interdisciplinary research on Empathy, Emotion Theory, Ecophilosophy and Ethics as an integrated member of CFCUL-Center for Philosophy of Sciences. She holds a Ph.D. in Theatre and Film Studies from the Graduate Center of the City University of New York, following a Master of Arts Degree in Directing at Emerson College Boston, and Degrees in Architecture and Dramaturgy at UL and ESTC, through grants awarded by FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology, the Fulbright Commission and the FCG-Calouste Gulbenkian Foundation. Alongside her academic career, she is a professional theatre director, playwright, dramaturg, stage designer and translator of drama, with productions presented in Portugal and the US.

3.º Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Javier Anta (Universidade de Sevilha).

Geometry & Physics Seminar, por Xavier Blot (GFM-UL).

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Suzana Nápoles (Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional - CMAFcIO).

An action-packed event where you will have the opportunity to get to know the latest that is being made in Ciências, showcase your work and, above all, meet and discuss ideas with your department PhD colleagues!

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Laranjeira Lopes.

Hi-Phi Seminar, por Šima Krtalić (CIUHCT) e James McAllister (Univ. Leiden/CFCUL).

RSS Meetup, por António Ravara (FCT/UNL).

Título do programa, sobre fundo colorido

Submissão de candidaturas até 30 de março de 2023.

Título do evento e pintura representativa de multidão

(Dis)Embodied Selves, Depersonalisation and Ghosts in the Machines Workshop.

Título do projeto, sobre uma fotografia de região polar

Concurso para Projetos Exploratórios a decorrer até 31 de março de 2023.

Título do evento e fotografias de experiências científicas

Uma oportunidade única para alunos do 3.º ciclo conhecerem o mundo da Ciência de forma interativa e criativa.

Título do programa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

This program aims to be the best international cybersecurity short/medium term course for executives and decision makers in Europe.

Logótipo do evento, sobre representação de Lisboa e Margem Sul do Tejo

This is a conference directed for Postdocs, PhD and Master students in Mathematics and affine areas of Lisbon Universities.

Logótipo do CEBiCNa, sobre um fundo branco

Concurso para atribuição de 20 bolsas de investigação, com candidaturas até 17 de abril de 2023.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do ser humano

A competição oferece aos estudantes de doutoramento da ULisboa a oportunidade de desenvolver novas competências de comunicação - candidaturas abertas de 03 a 17 de abril de 2023.

A feira de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título do evento e fotografia de pessoa no topo de montanha

A 19 de abril de 2023 celebra-se o 112.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

This year our motto is "Reinventing Science, for yourself and others”.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Joana Lima (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT).

BioISI Research Seminar, por Margarida Gama-Carvalho (BioISI/Ciências ULisboa).

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por João Duarte (Instituto Dom Luiz - IDL).

Título e data do evento, sobre uma fotografia de jovens cientistas

Faz a tua pré-inscrição e garante o teu lugar!

The objective of this course is to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.