Sessão pública

Primeiras imagens do JWST

Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

As primeiras imagens do Universo obtidas pelo Telescópio Espacial James Webb estão prestes a ser reveladas!

O ESERO Portugal, a Ciência Viva e a Portugal Space estão entre as instituições seleccionadas para acompanhar em direto a comunicação oficial da ESA - Agência Espacial Europeia sobre as primeiras observações do James Webb no infravermelho. A sessão terá lugar no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e será comentada por um painel de quatro investigadores que irão explicar a importância científica das imagens apresentadas, respondendo às perguntas do público:

• Alexandre Cabral (Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
  • José Afonso (Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
  • Ana Afonso (Centro de Astrofísica da Universidade do Porto)
  • Cláudio Melo  (Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space)

A moderação estará a cargo de Ana Noronha (Diretora Executiva da Ciência Viva).

Banner do evento

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado para o Espaço a 25 de dezembro de 2021 e começou agora a recolher imagens do Universo, depois de ter estado todo este tempo a calibrar os seus instrumentos e a alinhar os seus espelhos, a cerca de 1.5 milhões de quilómetros da Terra. Webb foi concebido para responder a várias questões em aberto sobre o Universo e esperam-se descobertas revolucionárias em todos os campos da astronomia. Vamos certamente deliciar-nos com as suas imagens!

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.