Seminário Ciência e Império

Legados coloniais na agricultura do vale do Limpopo, Moçambique

A (ir)racionalidade do discurso científico e tecnológico face ao pragmatismo político

Sala 8.2.12, FCUL, Lisboa
Seminários Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Seminário Ciência e Império "Legados coloniais na agricultura do vale do Limpopo, Moçambique: a (ir)racionalidade do discurso científico e tecnológico face ao pragmatismo político"

Resumo: No paradigma científico e tecnológico em que o Estado Novo argumentava que assentasse o "desenvolvimento" dos territórios ultramarinos, a obra hidráulica ocupava um lugar central, como marco de modernidade. No vale do Limpopo, a engenharia hidráulica domesticaria as adversidades climáticas, fazendo da agricultura a pedra basilar da colonização e da economia. Cruzam-se, assim, o discurso científico-tecnológico e o da ideologia colonial. Em diálogo com estudos sobre limitações de aspetos deste discurso científico para outras regiões africanas, esta apresentação propõe-se, primeiro, olhar de forma sistemática e crítica para argumentos e vozes dentro do discurso científico e tecnológico, assim como para o papel de pressupostos não científicos relativos aos regadios do Chókwè e do Baixo Limpopo. Em segundo lugar, partilhar-se-á os resultados a partir da perspetiva da realidade no terreno nos anos subsequentes, caracterizada como “anarquia funcional”. Contrapõem-se, então, dilemas históricos sobre opções de desenvolvimento em que se cruzam conhecimento científico vs. ciência como poder, controlo social e questões de soberania face à importância de capital estrangeiro na transformação do espaço rural do Sul de Moçambique. São dilemas que, apesar de mudanças importantes, permitiram a sobrevivência do mito da produtividade do grande regadio na sociedade pós-colonial.

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Fotografia de uma edição anterior da competição SensUs, com vários participantes no contexto de um pavilhão com diversos stands

A iniciativa conta com a participação da equipa Team LxUs - The University of Lisbon SensUs Team, um grupo multidisciplinar de estudantes da Universidade de Lisboa.

Young scientists in the Marine Natural Products (MNP) field from all over the world are especially encouraged to participate.

JPI on Cultural Heritage

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) é parceira da JPI on Cultural Heritage e participa no concurso que se encontra aberto - Conservação, Proteção e Uso -, o qual que apoiará investig

International Workshop on Differential Equations - On the Occasion of Luis Sanchez’s 70th Birthday

The celebration, presented as an International Workshop on Differential Equations, will have distinguished Plenary Speakers who have had an emblematic importance in Sanchez scientific activity, at national and international level, and are, moreover, representative of&nb

Fotografia de uma aluna sénior

O Programa de Formação Universitária para Seniores da Universidade de Lisboa pretende acrescentar ao tradicional papel da Universidade de ensino e formação dos mais jovens uma nova missão, não menos importante, que naturalmente complementa o serviço público que lhe cabe prestar

Droidcon Lisboa 2019

A Droidcon é a maior conferência mobile do mundo, já presente em mais de 25 cidades (Londres, Berlim, Nova Iorque, São Francisco...).

Protolang 6

The Protolang conference series creates an interdisciplinary platform for scholarly discussion on the origins of symbolic communication distinctive of human beings.

Gaspar Barreira foi um dos fundadores do LIP, Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, e ao LIP dedicou grande parte da sua imensa energia nos últimos 30 anos. Era o Delegado de Portugal ao Conselho do CERN e ao Conselho do SESAME.

We welcome scholars to participate in a one-day workshop on how language has been defined and approached differentially throughout history within philosophical, linguistic, psychological, and socio-anthropological schools of thought.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

As provas, requeridas por Miguel Brás de Carvalho, decorrem nos dias 17 e 18 de outubro de 2019.

No dia 18 de outubro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Statistical modeling of extremes".

VI Feira da Matemática

Dois dias repletos de atividades científicas, culturais e educativas dirigidas a todos os públicos.

No âmbito das comemorações do IYPT2019, o Departamento de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa convida as escolas secundárias a participar num Congresso sob o tema “O que existe no meu mundo” que irá englobar comunicações orais ou em painel e quizzes

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019)

As Instituições de Ensino Superior devem inspirar uma "cultura de sustentabilidade", procurando funcionar como modelos através da incorporação dos pilares da sustentabilidade em todos os níveis de decisão.

A conferência pretende ser um ponto de encontro para investigadores, ativistas, gestores públicos e empreendedores envolvidos com temas de economia social e solidária, gestão dos bens comuns e novos movimentos sociais em diferentes regiões e países do mundo.