Seminário Ciência e Império

Legados coloniais na agricultura do vale do Limpopo, Moçambique

A (ir)racionalidade do discurso científico e tecnológico face ao pragmatismo político

Sala 8.2.12, FCUL, Lisboa
Seminários Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Seminário Ciência e Império "Legados coloniais na agricultura do vale do Limpopo, Moçambique: a (ir)racionalidade do discurso científico e tecnológico face ao pragmatismo político"

Resumo: No paradigma científico e tecnológico em que o Estado Novo argumentava que assentasse o "desenvolvimento" dos territórios ultramarinos, a obra hidráulica ocupava um lugar central, como marco de modernidade. No vale do Limpopo, a engenharia hidráulica domesticaria as adversidades climáticas, fazendo da agricultura a pedra basilar da colonização e da economia. Cruzam-se, assim, o discurso científico-tecnológico e o da ideologia colonial. Em diálogo com estudos sobre limitações de aspetos deste discurso científico para outras regiões africanas, esta apresentação propõe-se, primeiro, olhar de forma sistemática e crítica para argumentos e vozes dentro do discurso científico e tecnológico, assim como para o papel de pressupostos não científicos relativos aos regadios do Chókwè e do Baixo Limpopo. Em segundo lugar, partilhar-se-á os resultados a partir da perspetiva da realidade no terreno nos anos subsequentes, caracterizada como “anarquia funcional”. Contrapõem-se, então, dilemas históricos sobre opções de desenvolvimento em que se cruzam conhecimento científico vs. ciência como poder, controlo social e questões de soberania face à importância de capital estrangeiro na transformação do espaço rural do Sul de Moçambique. São dilemas que, apesar de mudanças importantes, permitiram a sobrevivência do mito da produtividade do grande regadio na sociedade pós-colonial.

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Professor Uwe Täuber, from Virginia Tech, is visiting the Center for Theoretical and Computational Physics (CFTC) for the summer.

Ações de formação em Química

Ação de Formação CCPFC/ACC - 90348/17 - 25h / 1 crédito. Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510.

De que forma os estudos de primatas e de evolução têm sido usados ao longo da história para reforçar o preconceito e garantir a distinção de ‘raças humanas’?

Sessão sobre Práticas Pedagógicas

A sessão conta com a presença dos docentes de Ciências Carlos AssisCristina Barroso, Cristina Figueiredo, Henrique Cabral e Nuno Matela.

Workshop "Imagem e Identidade em Ciências" (2.ª edição)

A criação e comunicação de uma identidade visual é um fator crucial para quem tenha projetos de base científica ou para quem esteja a dar os primeiros passos com uma startup nestas áreas. 

Por Luís Sanchez (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Ana Sofia da Silva Azevedo defende a dissertação "Dynamic prediction of long-term survival in patients with early-stage breast cancer".

Orientação: Lisete Ribeiro de Sousa / Susana Luísa Augusto Esteves.

Por Sergey V. Smirnov (Moscow State University).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Ricardo Manuel Soares Tojal de Meneses defende a dissertação "Aquisição Portátil de imagem com Visão em Tempo Real para interação Homem-Máquina em Aplicações Móveis".

Climate Change Impacts on Coastal Dunes

Por Daniela Rato (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS).

60 Minutos de Ciência "Quanto lixo há na sua praia?"

Esta sessão explora as origens, distribuição e os diversos impactos do lixo marinho e dos microplásticos nos oceanos, quer do ponto de vista económico, quer ecológico e ambiental.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Pedro Ré (MARE, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

MEC2019 - 5.ª Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira

Este evento pretende ser um fórum de apresentação de trabalhos de investigação relacionados com a morfodinâmica das zonas costeiras, e de discussão de ideias, conhecimento e informação sobre a zona costeira.

 

Datas importantes:

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course offers an overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

Dia Europeu da Música em Ciências ULisboa

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelos conjuntos 

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

A comunicação é uma ferramenta essencial no Ensino e na relação Docente-Estudante. As estratégias comunicacionais inerentes são várias e compõem um leque variado e indispensável para qualquer interveniente do Sistema Educativo.

Logótipo ERC - European Research Council

Ciclo de sessões de divulgação das oportunidades ERC - European Research Council para 2020.

 

ERC Days @ Porto, 25 e 26 de junho

Por Byungnam Kahng (Department of Physics and Astronomy, Seoul National University).

Ações de Formação Pedagógica para Docentes

O objetivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES.

Por Fabio Deelan Cunden (University College Dublin).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

The main goal of this 2-days workshop is to gather  researchers, post-docs and students from all Europe, working on Planetary Science studies to discuss about several topics related with Planetary Atmospheres (including exoplanets), and promote collaborations on the basis

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Marta Macedo (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

Páginas