Lisbon AI Seminar

AI and the Future of Human Values

Feedback loops, techno-moral change and transformative experiences

Sala 2.2.21, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Rui Vieira da Cunha (MLAG UPorto, Business School UCP).

The alignment problem in artificial intelligence, which concerns the challenge of ensuring that AI systems act in ways that are beneficial to humans, is often approached as a technical hurdle (Russell 2019). However, this paper posits that the true intractability of the problem lies less in its lack of objectivity and more in the dynamic nature of human values, which are continually reshaped by technological advancements (Vallor 2016).

The paper argues that as technology becomes deeply embedded in our lives, it not only serves as a tool but also actively shapes our understanding of the world and, consequently, our values. This fluidity of values in the face of technological change makes the static alignment of AI to a particular set of values a Sisyphean task (Bostrom 2014). In this regard, the views of Ian Hacking (1999) on the looping effects of human kinds can be used in the context of AI and technology, where the categorizations and understandings propagated by these systems can lead to a recursive effect on human self-conception and values.

Moreover, the insights of John Danaher on the process of techno-moral change underscore the fluidity and evolutionary nature of morality in the face of technological progress (Danaher&Skaug Saetra 2022).

A further and most relevant theoretical guide of the paper is the concept of transformative change, as introduced by L.A. Paul (2014). Paul’s exploration of life-altering decisions, where the very act of undergoing an experience can change one’s preferences and values, mirrors the challenges we face with AI and the possibility that they induce transformative changes in individuals and societies (Harari 2015), leading to shifts in values that are unpredictable and challenging to align with. Recognizing the intertwined nature of technology, values, and transformative experiences is crucial for understanding the profound challenges of the AI alignment problem (Floridi 2013).

Bostrom, Nick. Superintelligence: Paths, Dangers, Strategies. Oxford: Oxford University Press, 2014.
Danaher, J., and H. Sætra. “Mechanisms of Techno-Moral Change: A Taxonomy and Overview.” Ethical Theory and Moral Practice 2023.
Floridi, Luciano. The Ethics of Information. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Hacking, Ian. The Social Construction of What? Cambridge, MA: Harvard University Press, 1999.
Harari, Yuval Noah. Homo Deus: A Brief History of Tomorrow. New York: Harper, 2015.
Paul, L.A. Transformative Experience. Oxford: Oxford University Press, 2014.
Russell, Stuart. Human Compatible: Artificial Intelligence and the Problem of Control. New York: Viking, 2019.
Vallor, Shannon. Technology and the Virtues: A Philosophical Guide to a Future Worth Wanting. Oxford: Oxford University Press, 2016.

14h30-15h30
Klaus Gärtner, Paulo Castro, João Luís Cordovil (CFCUL/RG2)

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas