Seminário de Investigação Operacional

Otimização Multiobjetivo em problemas agrícolas: aplicações no Brasil

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Angelo Aliano Filho (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Abstract: O seminário apresentará três problemas de otimização aplicados na área de planejamento agrícola, sendo dois deles de carácter multiobjetivo. O primeiro problema visa determinar um calendário de plantio de culturas de forma a rotacionar diferentes culturas em áreas adjacentes, otimizando dois objetivos conflitantes entre si, um de natureza econômica e outro ambiental. O segundo problema é aplicado à cana-de-açúcar, importante cultura do Brasil e responsável por 2% do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto). O problema visa determinar uma programação adequada da colheita da cana-de-açúcar em diferentes talhões, sendo um dos objetivos colhê-la o mais próximo possível de seu pico ótimo de maturação, período este onde ela possui o maior teor de sacarose. Concomitantemente a este objetivo, queremos também minimizar o remanejamento das máquinas para realizar a colheita nas diferentes fazendas. Finalmente, um terceiro trabalho será brevemente apresentado, e que lida com a programação tanto do plantio quanto da colheita da cana-de-açúcar, mas considerando as variedades que servem para fabricar açúcar e etanol e outra dedicada a produzir energia através da fibra (massa seca). Todos estes problemas são de natureza combinatória, de difícil resolução. O seminário focará na modelagem matemática e os diferentes métodos de soluções abordados para produzir as soluções para cada um deles.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.