NNLO QCD predictions for inclusive jet production at the LHC

LIP, Av. Prof. Gama Pinto, n.º 2, Lisboa

Por João Pires (CFTP-IST).

Fixed order perturbation theory has been a reliable tool for improving the accuracy of the Standard Model predictions and establish its range of validity. In this talk I will present the calculation of the next-to-next-to-leading order (NNLO) QCD corrections to inclusive jet production and related observables at hadron colliders. To perform the calculation we employ the antenna subtraction scheme which correctly captures the universal infrared (IR) singular behaviour of the double-real, real-virtual and double-virtual contributions enabling an analytic cancellation of IR singularities between real and virtual corrections at NNLO. High-precision differential QCD predictions are discussed and compared to recent measurements of jet production at the LHC. We show that the NNLO correction significantly reduces the scale uncertainty compared to next-to-leading order (NLO) opening the path towards jet precision QCD phenomenology with the LHC.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Por Margarida Telo da Gama (DF-CFTC, UL).

Por Paulo Rocha.

Por Manuel Ribeiro (CERENA, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

Carla da Costa Tavares defende a dissertação "Options in Managerial Compensation".

Fernando Correia da Silva defende a dissertação "Option pricing under jump-diffusion processes: calibration to the bitcoin options market".

Speaker: Alberto Leal (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa).

This seminar is held within the context of the Neurosciences and Neuromodeling (1st year of Biomedical Engineering MSE program) but everyone is welcome to attend.

Por Scott R. Miller (Professor at University of Montana).

João Duarte Mendes defende a dissertação "Classificação automática da expressão HER2 em imagens de hibridização in situ de tecido mamário".

Por Anna Sapfo (Department of Computational Biology, University of Lausanne, Switzerland and Swiss Institute of Bioinformatics, Lausanne, Switzerland).

Transporte Ferroviário Regional no Alentejo - Acessibilidades, Sustentabilidade e Território

A Universidade de Lisboa, através da sua Rede Temática Interdisciplinar da Mobilidade Urbana Inteligente - RedeMOV, acolhe e promove a iniciativa da Plataforma Alentejo, uma iniciativa da estratégia integrada da acessibilidade sustentável do Alentejo nas ligações Nacional

As Jornadas de Doutoramento do Departamento de Física (DF) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa são um encontro anual de estudantes de doutoramento dos 4 principais ramos de investigação do DF: Astronomia e Astrofísica, Engenharia Biomédica e Biofísica, Física e E

Por Fátima Silva Leite (Universidade de Coimbra).

Noites no Observatório "Universo Misterioso"

A Teoria da Relatividade Geral de Einstein fez cem anos de idade. Foi com ela que começámos a conseguir ler a história do nosso Universo. Nos últimos vinte anos entrámos numa nova era de cosmologia de precisão, nunca se soube tanto sobre o nosso Universo.

Susana dos Santos Buinhas defende a dissertação "Assistente Virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2".

Por Ian Baldwin (Director of the Department of Molecular Ecology, Max Planck Institute for Chemical Ecology).

Ciclo de Palestras do GAPsi

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

O programa é composto pelas seguintes atividades:

As provas, requeridas por António Eduardo Nascimento Ferreira, decorrem nos dias 05 e 06 de novembro de 2018.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Ciclo de Palestras do GAPsi

Dentro em breve será publicado o Decreto-Lei que obriga à utilização de vários instrumentos para a identificação dos processos de negócio e a gestão, tramitação, classificação e avaliação de toda a informação e documentos decorrente do exercício de funções públicas, entre outras, em entidades de

Por Ricardo Gonçalo (LIP-FCUL).

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.