Virgílio B. Mendes
DEGGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
A superfície da Terra está em constante movimento, que se manifesta em diferentes escalas espaciais e temporais. O movimento das placas tectónicas ou o ajustamento glacial isostático são exemplos de um movimento lento e com uma escala espacial de centenas ou milhares de quilómetros, enquanto os sismos constituem movimentos dinâmicos de curto período, com escalas espaciais de carácter local. Outros tipos de fenómenos geofísicos ocorrem em escalas espácio-temporais intermédias. Uma das técnicas da Geodesia Espacial que permite a determinação de todos estes movimentos é o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Neste seminário serão descritos vários exemplos de aplicação do GPS como um sensor de movimento.
GPS: um sensor de movimento
Curso com candidaturas até 12 dezembro.
Workshop sobre Arqueologia Histórica, Ciências Ambientais e Trabalho em Comunidade.
As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.
As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.
O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.
Curso com candidaturas até 19 de dezembro.
Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.
O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.
As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.
Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.
Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.
As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE.
O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.
Candidaturas até 13 de fevereiro.
Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.













