Palestra

Increasing Production with Better Well Placement in Unconventional Shale Reservoirs - Challenges and Solutions

Sala 3.2.13, FCUL, Lisboa

Na perspetiva do desenvolvimento das ligações da indústria à Universidade e no âmbito das atividades relacionadas com o Curso de Especialização em Geociências do Petróleo, irá decorrer a palestra do ciclo de Distinguished Lecturers patrocinado pela SPE - Society of Petroleum Engineers.

 

Jason Pitcher
Halliburton

Director of CamShale for Cameron based in Houston, Texas. He received his bachelors of Science degree in Geology from the University of Derby and his masters of Science degree in Mineral Exploration from Imperial College in London. Jason had 22 years of experience with Halliburton, having worked in multiple areas of data acquisition and interpretation. He has developed and managed well placement operations around the world, contributing to multiple national and international geosteering campaigns. He has co-authored over 20 papers and articles on LWD tools, petrophysics, geosteering, and unconventional shale exploration and development.

 

Abstract: The idea that the stimulation process "will take care of the geology" in unconventional reservoirs is proving false.
Unconventional reservoirs are often regarded as resource plays with little demand for reservoir analysis beyond simple geosteering techniques during the development campaign. This leads to the common practice of stimulating wells with equally spaced stages and treating all the stages exactly the same, with no regard to the nature of the rock being treated. As a result, production can vary from each stage, with some stages either not contributing or doing poorly.
Clearly, the stimulation process alone cannot mitigate the impact of geology in unconventional reservoirs; however, mechanisms do exist for improving results in these reservoirs. Mapping the distribution of geomechanical properties for optimal stimulation is one example of unconventional thinking that can be applied. The practice of "steering to brittleness" or similar techniques can have a direct impact beyond simple well placement. Given a map of geomechanical properties along the wellbore, completion engineers can optimize the position of plugs or packers, and stimulation engineers can fine tune the design of the treatment applied to the rock. By re-establishing the link between production and geology, these methods can decrease the exploitation costs of unconventional reservoirs.

12h30

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

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