Probing the tme structure of the quark-gluon plasma with top quark

LIP, Av. Gama Pinto, n.º 2 piso 3, Lisboa

Por Liliana Apolinário (LIP, IST).

The tiny droplets of Quark Gluon Plasma (QGP) created in high-energy nuclear collisions experience fast expansion and cooling with a lifetime of some fm/c. Despite the information provided by probes such as jet quenching and quarkonium suppression, and the excellent description by hydrodynamical models, direct access to the time evolution of the system remains elusive. We point out that the study of hadronically-decaying W bosons in events with a top-antitop quark pair can provide unique insight into the time structure of the QGP. This is because of the finite lifetimes of the top and W particles, and a time-delay in the interaction of the (colour-singlet) W-boson's decay products with the medium. All three times are correlated with the kinematics of the top quark, allowing the approximate determination of the time at which the interaction with the QGP begins. We carry out a simple Monte Carlo feasibility study and find that the LHC has the potential to bring first, limited information on the time structure of the QGP. Substantially increased LHC heavy-ion luminosities or future higher-energy colliders would open opportunities for more extensive studies.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Por Luís Sampaio.

Por Pedro Patrício (CFTC, ULisboa).

Por Jorge Achcar (Medical School, Universidade de São Paulo).

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Mónica Cunha (Investigadora do INIAV IP, membro integrado do cE3c - CSES group, membro colaborador do BioISI, Professora Convidada da FCUL).

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Noites no Observatório "Planetas ao som das estrelas"

Quando olha para o céu noturno, sabia que muitas das estrelas no firmamento fazem parte de uma autêntica sinfonia estelar, como que de instrumentos musicais se tratassem?

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, pelo Conservatório de Música D. Dinis.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

O evento conta com a participação, enquanto moderador do painel 4 “Ética Ambiental”, do professor de Ciências ULisboa Jorge Marques da Silva.

Carolina Ferreira Duarte da Silva defende o trabalho de projeto “Modelação da elasticidade do preço na renovação automóvel”.

Formação CIÊNCIAVITAE

Sessão de apresentação da nova plataforma de gestão curricular, o CIÊNCIAVITAE.

Dia Aberto M23

A Universidade de Lisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.