Probing the tme structure of the quark-gluon plasma with top quark

LIP, Av. Gama Pinto, n.º 2 piso 3, Lisboa

Por Liliana Apolinário (LIP, IST).

The tiny droplets of Quark Gluon Plasma (QGP) created in high-energy nuclear collisions experience fast expansion and cooling with a lifetime of some fm/c. Despite the information provided by probes such as jet quenching and quarkonium suppression, and the excellent description by hydrodynamical models, direct access to the time evolution of the system remains elusive. We point out that the study of hadronically-decaying W bosons in events with a top-antitop quark pair can provide unique insight into the time structure of the QGP. This is because of the finite lifetimes of the top and W particles, and a time-delay in the interaction of the (colour-singlet) W-boson's decay products with the medium. All three times are correlated with the kinematics of the top quark, allowing the approximate determination of the time at which the interaction with the QGP begins. We carry out a simple Monte Carlo feasibility study and find that the LHC has the potential to bring first, limited information on the time structure of the QGP. Substantially increased LHC heavy-ion luminosities or future higher-energy colliders would open opportunities for more extensive studies.

LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas

Por Fabio Chalub (DM e CAM/FCT/NOVA).

"Matemática na Teoria da Evolução"

Logótipo EIT Health

Apresentação dos trabalhos realizados, nas empresas, pelos alunos do módulo EIT Health.

Pedro Alexandre Brandão Mendes defende a dissertação "Análise de Risco no GDPR".

Por Daniel Galaviz (Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).

Por Mikael Calner (Department of Geology, Lund University, Sweden).

O objetivo deste evento é dar a conhecer a toda a comunidade de Ciências os serviços disponibilizados pela unidade de serviço Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno.

Por Irantzu Barrio (DMAEIO, Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea).

Latitudes planetárias no "Almagesto" de Ptolomeu

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

60 Minutos de Ciência "Poliedros, cristais e... vírus?"

Por Suzana Nápoles (Departamento de Matemática / Ciências ULisboa).

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Por Andrei Zviagin (Voronezh State University, Russia).

Por Sara Magalhães (Assistant Professor, Evolutionary Ecology Group - cE3c).

As inscrições para o 1.º Curso de Mergulho SDI Open Water Diver (OWD) NMC-FCUL 2018/19 decorrem de 28 de setembro a 12 de outubro de 2018.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

Carla da Costa Tavares defende a dissertação "Options in Managerial Compensation".

Por Fátima Silva Leite (Universidade de Coimbra).

Susana dos Santos Buinhas defende a dissertação "Assistente Virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2".

O programa é composto pelas seguintes atividades:

Ciclo de Palestras do GAPsi

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

As provas, requeridas por António Eduardo Nascimento Ferreira, decorrem nos dias 05 e 06 de novembro de 2018.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Ciclo de Palestras do GAPsi

A Faculdade de Ciências da ULisboa integra a comissão organizadora deste evento, através das investigadoras do cE3c Margarida Santos-Reis (que também faz parte da comissão científica) e