![O Universo Online "Buracos Negros: Os lugares mais secretos do Universo" Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, oradores, dia, hora, link e logótipos das entidades organizadoras](https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/styles/destaque/public/o-universo-online-10out20.png?itok=HQt-23nn)
Com Francisco Lobo (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Ciências ULisboa - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).
O Prémio Nobel para a Física foi neste ano atribuído à demonstração, por Roger Penrose, de que os buracos negros são uma consequência direta da Relatividade de Einstein, e à descoberta, por Reinhard Genzel e Andrea Ghez, de um objeto compacto, supermassivo - talvez um buraco negro assombroso - no coração da Via Láctea.
Afinal, o que é que já sabemos sobre os buracos negros? O que é esse corpo exótico no centro da Via Láctea, o Sagitário A*? Como é que os buracos negros afetam a evolução das próprias galáxias, incluindo esta onde se encontra o Sistema Solar?
Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.
Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e as recentes descobertas que nos levam para cada vez mais perto dos seus segredos.
Vídeo da sessão: