A iniciativa, a decorrer de 10 a 12 de julho de 2017, irá reunir professores interessados no ensino das Ciências (incluindo a Matemática e as Tecnologias da Informação) no ensino básico e secundário.
Desde a antiga Grécia que a educação assume um papel significativo na organização das sociedades e na passagem do conhecimento acumulado às novas gerações. O conhecimento científico, construído de forma sistemática desde o século XVI, está na base da nossa compreensão do mundo e da tecnologia que permitiu o enorme desenvolvimento económico e social que carateriza a sociedade contemporânea. A participação plena de um cidadão nesta sociedade exige uma compreensão da visão científica do mundo e do método científico que permite o progressivo aperfeiçoamento e aprofundamento desta visão.
É neste quadro que todo o processo educativo tem de ser elaborado dentro de uma visão científica, fornecendo aos jovens alunos a informação que lhes é necessária para compreenderem o seu ambiente. Talvez mais importante, o seu próprio crescimento enquanto sujeitos capazes de elaborarem um percurso pessoal e participarem na sociedade deve fazer-se numa perspetiva científica de observação crítica e de compreensão do mundo físico e social. É dentro desta lógica de relevância para estes atores sociais que a Casa das Ciências tem procurado criar um espaço de debate que sirva todos os docentes interessados no ensino das Ciências em língua portuguesa.
Neste 4.º Encontro, para além das tradicionais “linhas” de formação para a Biologia, Geologia, Física, Química e Matemática, criam-se espaços específicos para a Introdução às Ciências pensados nas necessidades e interesses de todos os docentes desde o Pré-Escolar ao 3.º ciclo do básico e para os professores das Tecnologias da Informação/Informática. Procura-se assim responder a muitas das solicitações dirigidas à Casa das Ciências ao longo dos anos.