Um simpósio no âmbito das comemorações do centenário da obra Ulysses, de James Joyce, com a participação de André Moitinho de Almeida (Ciências ULisboa).
O Ulysses European Odyssey é um projeto organizado pela Arts over Borders e desenvolvido em 18 cidades de 16 países europeus, que propõe a criação de respostas artísticas aos temas sociais e culturais identificados nos 18 capítulos do livro de James Joyce. A cada cidade foi atribuído um capítulo, juntamente com os temas que lhe estão associados.
Lisboa recebeu o capítulo 16, que aprofunda os temas do envelhecimento da população europeia e do confronto geracional. Neste capítulo, a história decorre num abrigo, durante uma pequena pausa na odisseia de 24 horas das personagens centrais, heróis da vida quotidiana.
Os participantes no simpósio apresentam os seus pontos de vista em torno das implicações da passagem do tempo.
A leitura aberta decorre no anfiteatro ao ar livre, onde o público e convidados poderão ler (e ouvir) a obra de James Joyce, das 13h até ao pôr-do-sol, acompanhados pela exploração sónica de Paulo Furtado aka The Legendary Tigerman.
O público pode inscrever-se nestas atividades mediante envio de e-mail para o endereço arena@arenaensemble.com.
Este será um dia de encontro e reflexão que revisita o clássico joyciano para debater e celebrar o que (ou quem), por destino ou circunstância, tantas vezes fica «fora de vista».