Webinar ULisboa nos Trópicos

Macau: turismo, património e gastronomia na cidade criativa da UNESCO

Evento online
Banner do evento

Por Marisa Gaspar (Instituto Superior de Economia e Gestão).

A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), assim instituída depois da transição da soberania de Portugal para a República Popular da China em 1999, tem hoje um papel importante a desempenhar na história contemporânea chinesa. A RAEM tem sido uma das cidades que mais cresceu a nível mundial com as receitas geradas pelo setor do turismo e, sobretudo, pela indústria do jogo. Pode assim dizer-se que Macau passou a naturalizar um imaginário urbano correspondente ao do consumidor que procura os circuitos e os bens de luxo e o público-alvo por excelência na concretização dos objetivos macroeconómicos da China.

No meu projeto em curso de pós-doutoramento, Comer e Poder: A Economia da Cultura em Macau, procuro investigar de que forma a promoção da cidade e a construção da sua identidade enquanto destino cultural está a ser desenvolvida de modo a atrair um segmento turístico sofisticado e com outros interesses além do jogo, como por exemplo, pela gastronomia da região que reflete o hibridismo do património cultural de Macau e justifica o seu papel de plataforma de entendimento entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa.

Neste Webinar, tendo por base o estudo de caso da entrada de Macau para a Rede das Cidades Criativas da UNESCO na área da gastronomia, pretendo fazer uma abordagem às políticas públicas de turismo e cultura ali implementadas, em articulação com aqueles que são os planos da China de expansão económica e de criação de alianças globais.

Inscrições

10h30
CTROP - Colégio Tropical da ULisboa
Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Ser Cientista 2024

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.