Seminário

The ethics of scientific writing: how to write and how not to write a paper

Sala 8.2.39, FCUL, Lisboa

O seminário será proferido pelo Professor Gary D. Christian, Emeritus Professor / Department of Chemistry, University of Washington, Seattle, USA.

O Professor Gary D. Christian é um cientista e docente de elevado mérito. É autor do livro de Química Analítica (7.ª edição 2013) mais recomendado pelas universidades europeias. É também editor-chefe da revista Talanta e neste seminário partilhará a sua experiência de mais de 20 anos como editor-chefe.

Abstract: Scientific writing for peer-reviewed journals is how scientists communicate their work to the world. It is important to tell a clear and compelling story, beginning with justification for the work, placing it in the context of prior work, and its significance in advancing the field, i.e., what problem is being addressed? Manuscripts are submitted to peer-review by experts, selected by the editor. Only a select number will be published, depending on novelty, significance to the field, demonstrated applicability, appropriateness for the journal, and so forth. Peer-review is for the benefit of the author as well as for the editor, and helps improve the quality and impact of the paper. Ethics in publication is of paramount importance, and has become more of an issue for editors in recent years, particularly with the advent of the electronic age. I will relay my experiences as an Editor-in-Chief for Talanta over some twenty five years, providing guidance on how to structure and present a paper so editors, reviewers and readers will have a good understanding of your accomplishments, and pitfalls to avoid. Real-world examples of manuscripts that do not follow established and ethical guidelines will be given, along with cases of outright scientific fraud in the chemical literature. And hints will be given of how authors can use peer review to their advantage.

12h00
CQE-Ciências - Centro de Química Estrutural
CQE
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.