Seminário Permanente de Filosofia das Ciências

Moralization First Metaethics: Conceptualising Morality as a WEIRD Phenomenon

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por João Pinheiro, (University of Bristol, CFCUL/RG2).

Morality is an elusive concept, there being no consensus as to its definition. But this has not deterred metaethicists. To cope with this elusiveness, metaethicists have long made a move resembling that from knowledge first epistemology: they begin their theorising by assuming a universally true and rigid moral/nonmoral distinction. However, recent work in holocultural normative psychology and experimental metaethics sheds doubt on the tenability of this distinction. For instance, in the Western canon of moral and political philosophy, we traditionally cut off conventions from morality. However, as it turns out, cross-cultural social psychology consistently reveals that beyond so-called WEIRD populations (WEIRD standing for “western, educated, industrialized, rich, and democratic”), conventions are commonly moralized by the folk. Simultaneously, there is evidence in support of the hypothesis that the way WEIRD people develop their normative psychology is owed to specific sociocultural conditions their populations have experienced over their cultural evolution. These observations (among similar others) invite the thought that morality is a WEIRD phenomenon. But although this empirical hypothesis has been gathering support within the sciences of ethics, its normative and metanormative implications are yet under-theorised. To begin remedying this situation, we suggest metaethics needs to undergo a methodological change: metaethics must begin with moralization. To illustrate this novel approach, we will consider how the above-mentioned “morality as WEIRD” hypothesis may weigh in on three classic ways of conceptualising morality: (1) empirical explication, (2) conceptual engineering, and (3) describing it as a robust but non-natural phenomenon.


Transmissão via Zoom (pw: 033077).

16h00-18h00
Organização: João Luís Cordovil (CFCUL/RG2) and Silvia Di Marco (CFCUL)
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.