Lisbon AI Seminar

Deep learning, deep minds and 4E Cognitive Science

Sala 2.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Robert W. Clowes (IFILNOVA).

One controversial vantage-point on the new generative AI is over the relevance of 4E cognitive science (Varela, Rosch and Thompson, 1991; Clark, 1997) to its genesis, development and future. Some strands of 4E cognitive science such as the programmatic work of Rodney Brooks (1991), with creatures, mobots and subsumption architectures, seems to suggest notions about intelligence and how to build AI systems which are, on the face of it, deeply at odds with today's generative AI. ChatGPT, Dall-E and LaMDA seem to be more directly inheritors of connectionism than 4E cog sci and if anything are examples of 0E cognition. Moreover, the analysis of such systems by their creators seems to be shot through with (versions of) representationalist assumptions (LeCun et, al., 2015; Sejnowsk, 2018) many believed needed to be transcended (Hutto, 2015). One might think that with the advent of deep learning and generative AI at least the radical anti-representationalist flavours of 4E cognitive science may now face a severe challenge.

In this talk I will survey the new landscape of (deep learning) generative AI especially from a 4E cognitive science vantage point and ask: Does the new AI really clash with 4E cog sci, behaviour-based robotics and its inheritors, and if so, what does that say about the broader 4E programme? I will offer three possible paths forward for the 4E program in the wake of generative AI and predictive processing. From these I offer my own preferred approach that emphasizes the possible heterogeneity of cognitive systems both natural and artificial which takes a more ecumenical approach to 4E cognitive science within the current generative landscape.

  • Brooks, R. (1991). Intelligence without Representation. Artificial Intelligence (47), 139-160.
  • Clark, A. (1997). Being There: Putting Brain, Body, and World Together Again. Cambridge, MA: The MIT Press.
  • Hutto, D. D. (2015). REC: Revolution Effected by Clarification. Topoi, 1-15.
  • LeCun, Y., Bengio, Y., & Hinton, G. (2015). Deep learning. Nature, 521(7553), 436-444.
  • Sejnowski, T. J. (2018). The deep learning revolution: MIT press.
  • Varela, F. J., Thompson, E., & Rosch, E. (1991). The Embodied Mind. Cambridge, MA: MIT Press.

Transmissão via Zoom (pw: 270389).

11h00-12h00
Klaus Gärtner, Paulo Castro e João Luís Cordovil
Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Páginas