Lisbon AI Seminar

Deep learning, deep minds and 4E Cognitive Science

Sala 2.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Robert W. Clowes (IFILNOVA).

One controversial vantage-point on the new generative AI is over the relevance of 4E cognitive science (Varela, Rosch and Thompson, 1991; Clark, 1997) to its genesis, development and future. Some strands of 4E cognitive science such as the programmatic work of Rodney Brooks (1991), with creatures, mobots and subsumption architectures, seems to suggest notions about intelligence and how to build AI systems which are, on the face of it, deeply at odds with today's generative AI. ChatGPT, Dall-E and LaMDA seem to be more directly inheritors of connectionism than 4E cog sci and if anything are examples of 0E cognition. Moreover, the analysis of such systems by their creators seems to be shot through with (versions of) representationalist assumptions (LeCun et, al., 2015; Sejnowsk, 2018) many believed needed to be transcended (Hutto, 2015). One might think that with the advent of deep learning and generative AI at least the radical anti-representationalist flavours of 4E cognitive science may now face a severe challenge.

In this talk I will survey the new landscape of (deep learning) generative AI especially from a 4E cognitive science vantage point and ask: Does the new AI really clash with 4E cog sci, behaviour-based robotics and its inheritors, and if so, what does that say about the broader 4E programme? I will offer three possible paths forward for the 4E program in the wake of generative AI and predictive processing. From these I offer my own preferred approach that emphasizes the possible heterogeneity of cognitive systems both natural and artificial which takes a more ecumenical approach to 4E cognitive science within the current generative landscape.

  • Brooks, R. (1991). Intelligence without Representation. Artificial Intelligence (47), 139-160.
  • Clark, A. (1997). Being There: Putting Brain, Body, and World Together Again. Cambridge, MA: The MIT Press.
  • Hutto, D. D. (2015). REC: Revolution Effected by Clarification. Topoi, 1-15.
  • LeCun, Y., Bengio, Y., & Hinton, G. (2015). Deep learning. Nature, 521(7553), 436-444.
  • Sejnowski, T. J. (2018). The deep learning revolution: MIT press.
  • Varela, F. J., Thompson, E., & Rosch, E. (1991). The Embodied Mind. Cambridge, MA: MIT Press.

Transmissão via Zoom (pw: 270389).

11h00-12h00
Klaus Gärtner, Paulo Castro e João Luís Cordovil
Título/data/local do evento e fotografia do espaço

Até onde te atreves a ir? O Programa de Verão do IA é o teu portal para o Espaço.

Workshop organizado pelo CEMS.UL - Centro de Estudos Matemáticos e pelo CAMGDS - Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos.

Representação de programação R

Este curso tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos estatísticos e ferramentas para manipular, analisar e visualizar dados biológicos com o R. Introdução à modelação, simulações e estatística Bayesiana.

Seminário do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, por Vera Inácio (BioISI).

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Uma iniciativa da Universidade de Lisboa que proporciona a oportunidade única, aos alunos do 8.º ao 12.º anos de estudo, ou que tenham já concluído o 12.º ano, de ficar a conhecer e experimentar o ritmo e o espírito da vida académica na Universidade.

Composição de imagens relativas ao voluntariado

30 de junho - Apresentações relativas ao 2.º semestre do ano letivo 2024/2025.

RSS Meetup, por Filipe Côgo (Huawei Canadá).

Foto do logótipo da FCiências.ID

1 de julho, 14h00: CIÊNCIAS e a FCiências.ID convidam a sua comunidade científica a assistir à sessão de apresentação dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizados no âmbito dos Concursos Internos de Projetos de Investigação e Inovação de CIÊNCIAS.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminário Doutoral III (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Evolutiva), por João Miguel Moreno.

Logótipo, data e local do evento

Com o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, o encontro será um palco de promoção e discussão do impacto científico, social, cultural e económico da investigação em Portugal.

Título e local do evento

O evento visa promover o diálogo interdisciplinar sobre estruturas de proteínas, doenças conformacionais e tecnologias baseadas em proteínas.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Computabilidade na Europa (CiE) - uma série interdisciplinar de conferências internacionais organizada pela Associação Computabilidade na Europa (ACiE).

Título/data do evento e vários objetos museológicos

Este curso visa fornecer uma visão atualizada do potencial das coleções museológicas para a investigação da biodiversidade. Mais especificamente, pretende apresentar estudos de caso sobre o valor dos museus e a utilização de coleções e espécimes no século XXI, utilizando novas tecnologias e métodos analíticos.

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

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