Lisbon AI Seminar

Deep learning, deep minds and 4E Cognitive Science

Sala 2.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Robert W. Clowes (IFILNOVA).

One controversial vantage-point on the new generative AI is over the relevance of 4E cognitive science (Varela, Rosch and Thompson, 1991; Clark, 1997) to its genesis, development and future. Some strands of 4E cognitive science such as the programmatic work of Rodney Brooks (1991), with creatures, mobots and subsumption architectures, seems to suggest notions about intelligence and how to build AI systems which are, on the face of it, deeply at odds with today's generative AI. ChatGPT, Dall-E and LaMDA seem to be more directly inheritors of connectionism than 4E cog sci and if anything are examples of 0E cognition. Moreover, the analysis of such systems by their creators seems to be shot through with (versions of) representationalist assumptions (LeCun et, al., 2015; Sejnowsk, 2018) many believed needed to be transcended (Hutto, 2015). One might think that with the advent of deep learning and generative AI at least the radical anti-representationalist flavours of 4E cognitive science may now face a severe challenge.

In this talk I will survey the new landscape of (deep learning) generative AI especially from a 4E cognitive science vantage point and ask: Does the new AI really clash with 4E cog sci, behaviour-based robotics and its inheritors, and if so, what does that say about the broader 4E programme? I will offer three possible paths forward for the 4E program in the wake of generative AI and predictive processing. From these I offer my own preferred approach that emphasizes the possible heterogeneity of cognitive systems both natural and artificial which takes a more ecumenical approach to 4E cognitive science within the current generative landscape.

  • Brooks, R. (1991). Intelligence without Representation. Artificial Intelligence (47), 139-160.
  • Clark, A. (1997). Being There: Putting Brain, Body, and World Together Again. Cambridge, MA: The MIT Press.
  • Hutto, D. D. (2015). REC: Revolution Effected by Clarification. Topoi, 1-15.
  • LeCun, Y., Bengio, Y., & Hinton, G. (2015). Deep learning. Nature, 521(7553), 436-444.
  • Sejnowski, T. J. (2018). The deep learning revolution: MIT press.
  • Varela, F. J., Thompson, E., & Rosch, E. (1991). The Embodied Mind. Cambridge, MA: MIT Press.

Transmissão via Zoom (pw: 270389).

11h00-12h00
Klaus Gärtner, Paulo Castro e João Luís Cordovil
Orquestra Wiener Concert-Verein

Neste concerto, que integra o programa Música na Universidade de Lisboa, a conceituada orquestra austríaca Wiener Concert-Verein atua pela primeira vez em Portugal.

Imagem abstrata

A Universidade de Lisboa lançou em 2025 o iRe:Search – Centro Interdisciplinar de Gestão de Dados de Investigação da ULisboa, um espaço de apoio, capacitação e inovação, dirigido a toda a comunidade académica da ULisboa – docentes, investigadores, responsáveis pela gestão de ciência e dados de investigação e doutorandos -, com o objetivo de capacitar a sua comunidade e reforçar a qualidade e impacto da investigação.

Lupa e caneta sobre página com texto e gráfico

O curso visa dar formação inicial a estudantes de pós-graduação sobre o processo de escrita, submissão e publicação de trabalhos científicos, focando principalmente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares - candidaturas até 10 de outubro.

Seminário de Lógica Matemática, por Duarte Costa (Faculdade de Ciências, ULisboa, CEMS.UL).

Os workshops destinam-se a todos os docentes e demais pessoas interessadas no desenvolvimento pedagógico na aliança Unite!

Logótipo C-Academy

O curso introduz os fundamentos da segurança em redes de computadores, abordando as principais vulnerabilidades, princípios e metodologias de proteção - candidaturas até 28 de outubro.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João C. Duarte (Departamento de Ciências da Terra e Energia e Instituto Dom Luiz, FCUL).

Representação de parte do esqueleto humano

Submissão de trabalhos de Mestrado e de Doutoramento realizados na ULisboa, ligados à temática da saúde, até 12 de novembro.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Sean Raymond (Laboratoire d'Astrophysique de Bordeaux, CNRS, France).

Estudante

Neste encontro, será debatido o estigma da doença mental, a importância da prevenção e debater o papel da Inteligência Artificial na sua promoção - elementos-chave para uma comunidade académica mais saudável e uma sociedade mais equilibrada.

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Pietro Sormanni (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge, UK).

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades - candidaturas até 17 de outubro.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

Este curso visa dar formação na área de Deteção Remota, abrangendo desde a Observação da Terra pelos satélites até à utilização de Drones - candidaturas até 02 de novembro.

Fotografia do mar e parque eólico

O curso propõe uma imersão nos princípios, desafios e oportunidades da Economia Azul, explorando o papel crucial dos oceanos nas transições ecológica e climática - candidaturas até 13 de novembro.

Fábrica

O evento pretende reunir investigadores que trabalhem sobre temas ligados à indústria e sobre património técnico e industrial, para uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e atuais vias de colaboração no seu estudo, salvaguarda e preservação.

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados - candidaturas até 12 dezembro.

Páginas