Lisbon AI Seminar

Deep learning, deep minds and 4E Cognitive Science

Sala 2.2.12, Ciências ULisboa (com transmissão via Zoom)

Por Robert W. Clowes (IFILNOVA).

One controversial vantage-point on the new generative AI is over the relevance of 4E cognitive science (Varela, Rosch and Thompson, 1991; Clark, 1997) to its genesis, development and future. Some strands of 4E cognitive science such as the programmatic work of Rodney Brooks (1991), with creatures, mobots and subsumption architectures, seems to suggest notions about intelligence and how to build AI systems which are, on the face of it, deeply at odds with today's generative AI. ChatGPT, Dall-E and LaMDA seem to be more directly inheritors of connectionism than 4E cog sci and if anything are examples of 0E cognition. Moreover, the analysis of such systems by their creators seems to be shot through with (versions of) representationalist assumptions (LeCun et, al., 2015; Sejnowsk, 2018) many believed needed to be transcended (Hutto, 2015). One might think that with the advent of deep learning and generative AI at least the radical anti-representationalist flavours of 4E cognitive science may now face a severe challenge.

In this talk I will survey the new landscape of (deep learning) generative AI especially from a 4E cognitive science vantage point and ask: Does the new AI really clash with 4E cog sci, behaviour-based robotics and its inheritors, and if so, what does that say about the broader 4E programme? I will offer three possible paths forward for the 4E program in the wake of generative AI and predictive processing. From these I offer my own preferred approach that emphasizes the possible heterogeneity of cognitive systems both natural and artificial which takes a more ecumenical approach to 4E cognitive science within the current generative landscape.

  • Brooks, R. (1991). Intelligence without Representation. Artificial Intelligence (47), 139-160.
  • Clark, A. (1997). Being There: Putting Brain, Body, and World Together Again. Cambridge, MA: The MIT Press.
  • Hutto, D. D. (2015). REC: Revolution Effected by Clarification. Topoi, 1-15.
  • LeCun, Y., Bengio, Y., & Hinton, G. (2015). Deep learning. Nature, 521(7553), 436-444.
  • Sejnowski, T. J. (2018). The deep learning revolution: MIT press.
  • Varela, F. J., Thompson, E., & Rosch, E. (1991). The Embodied Mind. Cambridge, MA: MIT Press.

Transmissão via Zoom (pw: 270389).

11h00-12h00
Klaus Gärtner, Paulo Castro e João Luís Cordovil

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Artur Ferreira (Departamento de Engenharia de Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, ISEL, Portugal).

Afternoon Talks with the Industry: come and meet Roche!

Fotografia de Tânia Graça

Tu perguntas, a Tânia responde! No dia 15 de abril de 2025, às 13h00, na Alameda do C6, a Dra. Tânia Graça vem a CIÊNCIAS para uma conversa informal com a comunidade.

Título/data/local do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Louise Serpell (Sussex Neuroscience, School of Life Sciences, University of Sussex).

Palestra por Carlos Reinaldo Mendes (antigo aluno de CIÊNCIAS).

Seminário de Geometria e Física, por Fabrizio Del Monte (University of Birmingham, UK).

Título da exposição e composição de duas fotografias (água e incêndio)

As 80 fotografias que compõem a exposição revelam a mestria técnica dos seus autores, mas não só: foram registadas em momentos completamente inóspitos.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições a partir de 07 de abril! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Páginas