Seminário

Divulgação de Software Educacional Dinâmico para uma Aprendizagem Interativa em Matemática no Ensino Superior

Sala 6.2.38, FCUL, Lisboa

Ana C. Conceição
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve

Atualmente, é imprescindível o recurso aos mais variados conceitos gráficos para alcançar os objetivos e competências exigidos pelos programas de matemáticos modernos, nos diversos níveis escolares. Partindo desta hipótese de trabalho, desenvolvemos várias aplicações gráficas de software educacional para o ensino da Matemática, ao nível secundário e universitário. Em 2012 e 2013, algumas das nossas aplicações foram galardoadas com um prémio nacional e um prémio internacional, atribuídos pela Timberlake Consultants, empresa especializada em software científico. Todas as aplicações foram concebidos como ferramentas de aprendizagem ativa, ou seja, a sua utilização permite estabelecer um contexto de ensino-aprendizagem onde alunos e professores são igualmente convidados a contribuir. Atualmente, existem vários estudos que concluem sobre a existência de mais valias nas abordagens de aprendizagem ativa no processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Na abordagem de aprendizagem ativa, a utilização de ferramentas gráficas, dinâmicas e interativas, que facilitem/fomentem a conexão entre as representações algébricas, numéricas e gráficas, facilita a construção do significado e consequente apropriação dos novos conceitos matemáticos. Neste sentido estas ferramentas são por si só um recurso valioso para a construção de um profícuo processo de ensino-aprendizagem, mas revestem-se de especial importância quando num contexto de aprendizagem ativa, sendo por esta razão designadas por “active learning technical tools”. Além disso, foram desenvolvidas como aplicações autónomas, com o fim de serem utilizadas a custo zero por qualquer pessoa com acesso a um computador pessoal.

O seminário consistirá na divulgação de software educacional nas áreas de Pré-Cálculo e Cálculo Diferencial, as F-Tool. Incluirá informação completa sobre o software em foco, desde o modo de obtenção até aos vários modos de utilização (em sala de aula, trabalho autónomo, avaliação, ...), com explicação e exemplificação exaustiva dos diversos conceitos matemáticos que cada F-Tool permite explorar.

14h00
Departamento de Matemática

Seminário de Lógica Matemática, por Imme van den Berg (CIMA, University of Évora).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Josh Klein (University of Pennsylvania).

Título/data/local do evento e fotografia de escadas rolantes

Conferência da redeMOV, por Francisco Coelho Plácido.

Representação do Edifício C8 de Ciências ULisboa

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Diogo Pinto (Department of Physics, University of Oxford, UK).

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Colóquio de Matemática, por Ana Rita Pires (University of Edinburgh).

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference - please register by 07 March.

Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Candidaturas até 06 de março.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Páginas