O objetivo do trabalho "é estudar os primeiros roteiros de navegação portugueses e espanhóis, que são os primeiros documentos europeus, e possivelmente do mundo, que mostram informações sobre ventos, correntes, geomagnetismo e outros, à escala do planeta, para perceber como essa informação gerou a conceção da Terra como um mundo global".
Resumo: A navegação marítima foi inicialmente levada a cabo em navios de remo, de vela e remo, ou exclusivamente à vela. Sendo executada ao longo ou na proximidade das costas de ilhas ou de continentes, os seus tripulantes só por pequenos períodos perdiam a terra de vista.
Contudo, a partir do século XV, no Atlântico, deu-se início a uma das ações com mais significativos reflexos na história da humanidade, a navegação de alto-mar.
Para se concretizar este tipo de navegação, foi fundamental o estudo das condições físicas dos oceanos, nomeadamente o seu regime de ventos e de correntes.
Tendo em atenção o exposto acimo, pretende-se neste breve seminário, não só descrever a distribuição dos ventos à superfície do globo e o seu caráter permanente ou periódico, mas também o comportamento dos navios, que exclusivamente à vela iniciaram o contacto, pela eficiente via marítima, de todos os povos da terra.