Seminário RUTTER | CIUHCT/UL – DHFC/FCUL

Sala 8.2.13, FCUL, Lisboa
Condicionalismos geofísicos dos oceanos e história da navegação

O objetivo do trabalho "é estudar os primeiros roteiros de navegação portugueses e espanhóis, que são os primeiros documentos europeus, e possivelmente do mundo, que mostram informações sobre ventos, correntes, geomagnetismo e outros, à escala do planeta, para perceber como essa informação gerou a conceção da Terra como um mundo global".

Condicionalismos geofísicos dos oceanos e história da navegação

Resumo: A navegação marítima foi inicialmente levada a cabo em navios de remo, de vela e remo, ou exclusivamente à vela. Sendo executada ao longo ou na proximidade das costas de ilhas ou de continentes, os seus tripulantes só por pequenos períodos perdiam a terra de vista.

Contudo, a partir do século XV, no Atlântico, deu-se início a uma das ações com mais significativos reflexos na história da humanidade, a navegação de alto-mar.

Para se concretizar este tipo de navegação, foi fundamental o estudo das condições físicas dos oceanos, nomeadamente o seu regime de ventos e de correntes.

Tendo em atenção o exposto acimo, pretende-se neste breve seminário, não só descrever a distribuição dos ventos à superfície do globo e o seu caráter permanente ou periódico, mas também o comportamento dos navios, que exclusivamente à vela iniciaram o contacto, pela eficiente via marítima, de todos os povos da terra.

CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título

Concerto solidário, pelo Coro do Grupo Desportivo do Banco de Portugal e pelo Banco de Sons, com a possibilidade de serem efetuados donativos a favor da

Satélites de Júpiter: Um projeto de astronomia experimental histórica I

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, orador, dia, hora e local)

A Astronomia é ameaçada por muitas inexatidões, ou mesmo mentiras, que ao serem muito repetidas as tomamos por verdade.

Fotografia do Jardim Botânico Tropical

Encerrado desde o dia 7 de janeiro para obras de remodelação, reabre agora, após o término da primeira fase do Programa de Recuperação e Beneficiação do JBT que prevê não só uma Intervenção Paisagística como também

Luís Filipe Rodrigues Batista defende a tese "Structure and tectonics of the crust and Moho discontinuity of the Gloria Fault and Terceira Rift (S. Miguel) along the Nubia-Eurasia plate boundary".

Imagem ilustrativa do ciclo de conferências, acompanhada do respetivo programa

No âmbito dos 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães e da eleição de Lisboa como capital europeia verde em 2020, o Instituto de Estudos Académicos Adriano Moreira organiza um ciclo de conferências, de entrada livre, dedicado à "Sustentabilidade do Homem no planeta Terra

Ana Sofia Ribeiro de Oliveira defende a dissertação "How high and low nesting season densities affect the patterns of nest site preferences and nest site fidelity of Caretta caretta, on Maio island, Cape Verde".

By Steve Perlman (University of Victoria, Canada).

Vanessa Sofia Alegria Mendonça defende a tese "Functioning of coastal food webs - intertidal rock pools as a case-study".

Título do evento, sobre uma fotografia de uma aluna a utilizar binóculos

A Universidade de Lisboa preparou diversas atividades para te ajudar a perceber qual o teu futuro profissional. Vem descobrir a ULisboa!

Curso de introdução ao software R, lecionado em 4 módulos a decorrer nos dias 28 de janeiro e 4, 11 e 18 de fevereiro.

Programa:

Joana Isabel Alves Martins defende a dissertação "Produção de lípidos através da levedura Rhodosporidium toruloides NCYC921 a partir de biomassa lenhocelulósica de Miscanthus sp.".

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações diversas (título, orador, dia, hora e local)

Apresentação por Bruno Jacinto (CFCUL) no âmbito do “Reasoning Seminar” do CFCUL.

Organização: António Zilhão (CFCUL).

Joana Maria dos Reis Franco Cruz defende a tese "Copepod communities and secondary production in Portuguese coastal waters".

Mesa redonda com a participação de Ana Margarida Nunes (CIUHCT), Cristina Luís (CIUHCT), Davide Vecchi (CFCUL, GI2), Lorenzo Baravalle (CFCUL, GI2), Mara Almeida (CFCUL, GI3), Maurizio

By Gonçalo Pereira da Rosa (IERS - cE3c/GBA).

VIDEOCONFERENCE.

Fotografia de alunos

A Universidade de Lisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

Days in Logic will take place in Lisbon (FCUL) in January 30 and 31 and in the morning of February 1, 2020.

Sara Cristina Conde Rodrigues defende a dissertação "Avaliação dos efeitos citotóxicos em Saccharomyces cerevisiae exposta a cianotoxinas".

Por Gonçalo Oliveira (Universidade Federal Fluminense - UFF).

David García-García defende a tese "Schur Averages in Random Matrix Ensembles".

Logótipo Portugal 2020, sobre um fundo branco

No âmbito do Portugal 2020 encontra-se a decorrer o prazo de candidatura ao Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) para projetos a desenvolver em Copromoção no âmbito da I&D Empresarial.

Imagem ilustrativa dos concursos (mãos, solo e plantas), sobre um fundo verde marinho, acompanhada do título e logótipos da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa Capital Verde Europeia 2020

No âmbito da programação da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, foram criados diversos concursos dirigidos à Comunidade Escolar.