Workshop on Mathematics & Wild Fires

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

In 2017, Portugal, mainly the center of Portugal, where the city of Coimbra is localized, was devastated by terrible wild fires. This tragedy has affected all the Portuguese society that is now extremely engaged in avoiding future similar and dramatic events.

Mathematics can play a significant role in predicting fire behavior and spread, as well as, in defining suitable strategies to prevent and combat fires. Since the main activities of CIM include sponsoring events, and organizing lectures for the Mathematical community, this Workshop on Mathematics & Wild Fires is an event of the utmost importance in Portugal.

This Workshop on Mathematics & Wild Fires is also a satellite event of the VIII International Conference on FOREST FIRE RESEARCH (Coimbra, Portugal, 10-16 November 2018).

We invite all researchers interested in Mathematics and Wild Fires to participate in this workshop organized by CIM in cooperation with CMUC (Centre for Mathematics of the University of Coimbra), CMAFcIO (Center for Mathematics, Fundamental Applications and Operations Research) and APMTAC (Portuguese Association of Theoretical, Applied and Computational Mechanics).

Organizing Committee:

• Isabel Narra de Figueiredo (CIM and CMUC/University of Coimbra) - Chair
  • José Francisco Rodrigues (CMAFcIO/University of Lisbon and CIM)
  • José Augusto Ferreira (APMTAC and CMUC/University of Coimbra)
  • Domingos Xavier Viegas (ADAI and University of Coimbra)

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Pr

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Candidaturas a programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar - MARE STARTUP

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar, como forma

Projeto IFiT, desenvolvido no âmbito do ERASMUS+, tem a duração de 3 anos e inclui, duas vezes por ano, um curso de campo (