Workshop on Mathematics & Wild Fires

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

In 2017, Portugal, mainly the center of Portugal, where the city of Coimbra is localized, was devastated by terrible wild fires. This tragedy has affected all the Portuguese society that is now extremely engaged in avoiding future similar and dramatic events.

Mathematics can play a significant role in predicting fire behavior and spread, as well as, in defining suitable strategies to prevent and combat fires. Since the main activities of CIM include sponsoring events, and organizing lectures for the Mathematical community, this Workshop on Mathematics & Wild Fires is an event of the utmost importance in Portugal.

This Workshop on Mathematics & Wild Fires is also a satellite event of the VIII International Conference on FOREST FIRE RESEARCH (Coimbra, Portugal, 10-16 November 2018).

We invite all researchers interested in Mathematics and Wild Fires to participate in this workshop organized by CIM in cooperation with CMUC (Centre for Mathematics of the University of Coimbra), CMAFcIO (Center for Mathematics, Fundamental Applications and Operations Research) and APMTAC (Portuguese Association of Theoretical, Applied and Computational Mechanics).

Organizing Committee:

• Isabel Narra de Figueiredo (CIM and CMUC/University of Coimbra) - Chair
  • José Francisco Rodrigues (CMAFcIO/University of Lisbon and CIM)
  • José Augusto Ferreira (APMTAC and CMUC/University of Coimbra)
  • Domingos Xavier Viegas (ADAI and University of Coimbra)

Por Nicolas Van Goethem (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

The Nobel Prize in Physics 2018

Por José Manuel Rebordão.

From the Press release
“… for groundbreaking inventions in the field of laser physics”.

Por Luís Matias (Instituto Dom Luiz).

Ciclo de Palestras do GAPsi "Como me preparar para o mercado de trabalho?"

Esta palestra tem por objetivo preparar-te para as várias etapas de procura de emprego: a elaboração do CV, cartas de motivação e entrevistas de emprego. O que deves conhecer sobre ti próprio e sobre estas etapas de recrutamento.

Dia Internacional em Ciências

Vem saber mais sobre Programas de mobilidade e participar em atividades de carácter intercultural.

Tandem

Queres desenvolver as tuas competências linguísticas? Gostarias de conhecer pessoas de várias nacionalidades? Estás à procura de um parceiro tandem para aprender uma nova língua?

Ciências vai organizar o 2.º Encontro Tandem!

Por Kai-Feng Chen (National Taiwan University).

Venha passear por um campus solar e pelos telhados da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a maior central fotovoltaica universitária de Lisboa.

Por Claudia Bank (IGC - Instituto Gulbenkian de Ciência).

Rebeca Maria Cantos de Atouguia defende a dissertação "Plataforma de Indicadores Académicos".

O que são sismos? E tsunamis? Todos estes fenómenos são o resultado à superfície da Terra do seu grande dinamismo interior. Vem aprender como é constituído e como funciona o nosso planeta, com experiências divertidas.

Venha dar uma volta ao mundo com o Instituto Dom Luiz.

Caraíbas, Marrocos, São Tomé e Príncipe e Indonésia são alguns dos pontos de paragem. Nesta série de palestras, os nossos investigadores trazem-lhe histórias de 5 expedições científicas:

Ana Sofia Quintino defende a dissertação "Efeitos demográficos e económicos das migrações em Portugal: o caso da Segurança Social".

Miguel Guerreiro de Melo defende a dissertação "Realidade aumentada móvel combinada com mapas".

Evento de entrada livre, mediante inscrição prévia (hrace3c@ciencias.ulisboa.pt / tm: 910 620 424).

Após a formação, pretende-se realizar uma ação de voluntariado de podas na HRA que decorrerá dia 23 de tarde e dia 24 de novembro.

Alexander José Pereira Fernandes defende a dissertação "Soluções para Alinhamento em Realidade Aumentada Móvel".

Noites no Observatório | Semana da Ciência e da Tecnologia 2018 - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Por Alexandre Cabral (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Iniciativa no âmbito do Projeto LIFE Imperial “Conservação da Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti) em Portugal”, desenvolvido em parceria com Ciências ULisboa.

Aiming at closing the gap between academia and industry, CFTC is launching the CFTC-Industry Initiative. This initiative consists of a series of events, bringing professionals from business sector to CFTC to tell us about their work and open challenges.

Congresso "Ciência, Cultura e Turismo Sustentável"

Inserido nas celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável 2017 e do Ano Europeu do Património Cultural 2018, o congresso pretende lançar olhares cruzados sobre os temas da Ciência, Cultura e Turismo Sus

Contribuição para a construção de uma infraestrutura sólida de medições químicas, numa ação a decorrer nos dias 26 e 27 de novembro de 2018.

Rita Vaz Moura defende a dissertação "Markov-Switching: Value-at-Risk e Expected Shortfall Aplicado aos Índices PSI20 e DAX30".

Pedro Miguel Silva Ferraz Caldeira defende a dissertação "Autoria de Ambientes Virtuais Realistas através de Imagens para Treino Cognitivo".

Diogo João Ribeiro Branco defende a dissertação "Designing Free-living Quantitative Reports for Parkinson´s".

Desde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou ou está a mudar a sua vida.