Seminário de Análise e Equações Diferenciais

Global attraction in delay differential equations: a link with difference equations

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Sebastián Buedo Fernández (University of Santiago de Compostela).

Abstract: Delay differential equations (DDEs) are a tool to model phenomena whose evolution depends on their past behaviour. In particular, these equations can be used for modelling population or economic growth, neural networks, etc. Once a differential model is formulated, a main question is how its solutions behave. In particular, do they tend to a certain value as time goes by? One of the main difficulties of working with qualitative theory of DDEs with positive delays is that the phase space is an infinite-dimensional Banach space: initial conditions must include the states in a certain interval of time in the past [2]. Therefore, the analysis of the behaviour of solutions requires a bigger effort. In this talk, we will introduce DDEs and some of their basic properties. Then, we will explain how the dynamics of a scalar DDE can be “inherited” from the dynamics of a scalar difference equation [3] and why the latter is, in some cases, easier to study. We will also explain how this link can be extended to the multidimensional case [4]. Finally, we will show concrete applications where this technique applies [1, 4].

References:

[1] S. Buedo-Fernández, E. Liz. On the stability properties of a delay differential neoclassical model of economic growth, Electron. J. Qual. Theory Differ. Equ. (2018) No. 43, 1–14. [2] J. K. Hale, S. M. Verduyn Lunel, Introduction to functional differential equations. Springer-Verlag, New York, 1993. [3] A. F. Ivanov, A. N. Sharkovsky. Oscillations in singularly perturbed delay equations, Dynam. Report. Expositions Dynam. Systems (N.S.) 1 (1992), 164–224. [4] E. Liz, A. Ruiz-Herrera. Attractivity, multistability, and bifurcation in delayed Hopfield’s model with nonmonotonic feedback, J. Differential Equations 255 (2013), 4244–4266.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Pr

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Candidaturas a programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar - MARE STARTUP

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar, como forma

Projeto IFiT, desenvolvido no âmbito do ERASMUS+, tem a duração de 3 anos e inclui, duas vezes por ano, um curso de campo (