Seminário

RNA Polymerase interactions and elongation rate

Transmissão através de Videoconferência

Por Gunter M. Schütz (Institute of Biological Information Processing and Institute for Advanced Simulation, Forschungszentrum Jülich, Germany).

We show that non-steric molecular interactions between RNA polymerase (RNAP) motors that move simultaneously on the same DNA track determine strongly the kinetics of transcription elongation. With a focus on the role of collisions and cooperation, we introduce a stochastic model that allows for the exact analytical computation of the stationary properties of transcription elongation as a function of RNAP density, their interaction strength, nucleoside triphosphate concentration, and rate of pyrophosphate release. We show that cooperative pushing, i.e., an enhancement of the average RNAP velocity and elongation rate, requires a molecular repulsion beyond steric hindrance and in excess of a critical strength. It disappears beyond a critical RNAP density, above which jamming due to collisions takes over. However, for strong repulsion and at the same time strong stochastic blocking, cooperative pushing at low RNAP densities is suppressed  and a reentrance regime at higher densities appears. For a simpler model we report density anticorrelations along the track that arise from slow transcription sites.


Zoom links:

Topic: CFTC weekly seminar

Time: Apr 8, 2021 10:00 AM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android

Or iPhone one-tap: 308810988,89644383253# or 211202618,89644383253#

Or Telephone:

     Dial: +351 308 810 988 (Portugal Toll) or +351 211 202 618

(Portugal Toll)

     Meeting ID: 896 4438 3253

     International numbers available

Or a H.323/SIP room system:

     H.323: 162.255.37.11 (US West) or 162.255.36.11 (US East)

     Meeting ID: 896 4438 3253

     SIP: 89644383253@zoomcrc.com

10h00
CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional
Representação de DNA

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Gameiro dos Santos.

Logótipo CiE

Uma série interdisciplinar de conferências internacionais organizada pela Associação Computabilidade na Europa (ACiE).

Título e local do evento

O evento visa promover o diálogo interdisciplinar sobre estruturas de proteínas, doenças conformacionais e tecnologias baseadas em proteínas.

Emiliano Gutierrez, CEO da Raiz Vertical Farms, irá partilhar a forma como a empresa foi criada, os desafios que ultrapassou e os momentos-chave que moldaram o seu percurso.

Banner Meredith Ringel Morris HCI for AGI

15 de julho, 14h00: CIÊNCIAS recebe Meredith R. Morris, Diretora de Investigação em Interacção Humano-IA na Google DeepMind e Professora Afiliada na Universidade de Washington, para uma palestra imperdível sobre um dos temas mais debatidos e transformadores da atualidade: o caminho rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI).

Título do programa e representação de família numa carrinha

CIÊNCIAS associa-se, uma vez mais, a esta iniciativa, promovendo várias atividades.

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

Cardume

Seminário no âmbito do Doutoramento em Ciências do Mar, por Inês Pereira.

Pormenor de mecanismo de relógio

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Banner Ser Cientista

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Título e data da iniciativa

A iniciativa conta com a participação do LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre.

Aluna a utilizar um computador portátil

A Escola Doutoral Unite! Widening visa apoiar diretamente estudantes de doutoramento que realizem investigação numa das quatro áreas estratégicas selecionadas pelo projeto - as candidaturas decorrem até 26 de julho.

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Logótipo do evento

Um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Páginas