Seminário de Lógica Matemática

Intuitionism, nonstandard arithmetic and functional interpretations

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Bruno Dinis (Universidade de Lisboa, CMAF-CIO).

Abstract: In this two-part talk I will present a bounded modified realizability and a bounded functional interpretation for intuitionistic nonstandard arithmetic in finite types with nonstandard principles. These interpretations are sound and complete and allow to fulfill a three part goal: (i) to obtain constructive content for nonstandard arithmetic via the extraction of bounds on witnesses; (ii) to study proof-theoretic properties of nonstandard arithmetic; (iii) to fill a gap in the literature, being in line with nonstandard methods to analyze compactness arguments. The functional interpretation presented in this talk is the intuitionistic counterpart of the functional interpretation presented by Ferreira and Gaspar. In fact, by extending Krivine's negative translation and combining it with our intuitionistic functional interpretation one obtains Ferreira and Gaspar's classical functional interpretation for nonstandard arithmetic. Moreover, restricting the realizability and the functional interpretation to the so-called "purely external fragment" one recovers respectively the bounded modified realizability of Ferreira and Nunes and the bounded functional interpretation of Ferreira and Oliva. Our interpretations also bear similarities with a functional interpretation presented by Van den Berg, Briseid and Safarik but replacing finiteness conditions by majorizability conditions. I will make some remarks concerning the Transfer principle and present versions with truth of both the realizability and the functional interpretation. These versions with truth will allow to introduce the so-called "copies-only method" that allows to give a faster proof of the soundness theorem.

(Joint work with Jaime Gaspar)

16h00
CMAF-CIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional
Título "19 Escolas / Ajudas" e conjunto de luzes de Natal

Entre 09 e 19 de dezembro, a Universidade de Lisboa promove a Campanha de Natal Solidária em apoio à Associação SOL, que presta cuidados a crianças e jovens que vivem com VIH/SIDA.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.