Seminário de Análise e Equações Diferenciais

Stabilised/Nitsche’s method for Contact Problems

Sala 6.2.33, FCUL, Lisboa

Por Juha Videman (CAMGSD, Instituto Superior Técnico).

Abstract: Stabilization of mixed finite element methods for saddle point problems is a well-established technique that allows one to use finite element spaces that do not satisfy the Babuska-Brezzi condition. They were introduced and analysed in 80’s by Hughes, Franca, Brezzi, Pitkäranta and others. The analysis has, however, suffered from the fact that full regularity of the exact solution needs to be assumed.

In this talk, we give an overview of our recent work on stabilized FEM for contact problems. The problems are written in a mixed form, with the contact pressure acting as a Lagrange multiplier, and the stabilised formulation is derived by adding appropriately weighted residual terms to the discrete variational forms. We show that the discrete formulation is uniformly stable and that it leads to a quasi-optimal a priori error estimate without further regularity assumptions. Moreover, we establish a posteriori estimates whose optimality is ensured by local lower bounds. To implement the method, the discrete Lagrange multiplier can be locally eliminated, thus giving rise to a robust Nitsche-type method. We present a series of numerical results which confirm the optimality of our a posteriori estimates.

CMAFcIO - Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional

Por Michael Stech (Naturalis Biodiversity Center, P.O. Box 9517, 2300 RA Leiden, The Netherlands).

Por Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências da ULisboa).

Sobre os modelos matemáticos para o movimento dos planetas.

Por Tânia Marques e Diana Pimentel (BioSYS PhD Program).

An integrative approach to tissue-specific effects of miRNA regulatory networks - Tânia Marques

Intensive course "Adaptive Management of Risks and Vulnerability: Introduction to the MARISCO methodology"

In this workshop participants will learn about MARISCO, a transparent and participatory approach that takes adaptation to climate change into account.

Contribuição para a construção de uma infraestrutura sólida de medições químicas, numa ação a decorrer nos dias 19 e 20 de março de 2019.

Por Carlos Antunes (Instituto Dom Luiz, FCUL).

Por Chase Austyn Brisbois (Department of Materials Science and Engineering, Northwestern University, USA).

Formações Horta FCUL 2019

Ciências na feira Unlimited Future (Porto)

A feira Unlimited Future conta, uma vez mais, com a presença da Faculdade de Ciências, entre outras instituições.

Por Pierre Ibisch (Eberswalde University for Sustainable Development, Germany).

Conferências CIUHCT "O espetáculo de uma doença colonial"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Sinopse:

60 Minutos de Ciência "Pergunta o lobo: Para vocês, o que sou eu?"

O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial foi fortemente reduzida. Os mitos que desde sempre estiveram associados a este predador, criaram no imaginário coletivo a ideia de que a espécie era indesejável, e o melhor para o homem era exterminá-la.

Workshops ScienceIN2Business "Da Ideia ao Negócio"

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

The seminar follows the growing commitment of Higher Education Institutions (HEI) to sustainability in a c

Por Susana Custódio (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia - Ciências ULisboa / Instituto Dom Luiz - ULisboa).

Por Gregory Berkolaiko (Texas A&M University).

Seminário "ECONICS, solutions inspired by ecological systems"

ECONICS proposal is the application of the understanding of complex systems theory and scaled ecosystem dynamics, to practical problems in sustainable management of ecosystems.

Curso de formação avançada "Direito Agrário e Sustentabilidade"

Num país tradicionalmente agrícola que redescobre a mais-valia do sector agrário para o crescimento sustentável da economia, a Formação Avançada em Direito Agrário e Sustentabilidade tem por objetivo principal colmatar a lacuna observada de ausência, no plano nacional, de uma f

Ivo Manuel Tavares Costa defende a tese "Técnica de Cristalização de silício por zona fundida Elétrica".

CiclOficina da FCUL

School and Symposium "Data Science in (Astro)Particle Physics and Cosmology: the Bridge to Industry"

LIP, University of Minho, IDPASC and the COST action g2net are organizing a school on Data Science in (Astro)Particle Physics and Cosmology, targeted at PhD and MSc students, as well as at researchers from diff

As provas, requeridas por Miguel Centeno da Costa Ferreira Brito, decorrem nos dias 25 e 26 de março de 2019.

No dia 26 de março, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Potencial solar da cidade".

Conhecem todas as vossas soft skills?

Este é um workshop que vos vai permitir explorar diferentes estratégias de comunicação e de presença. Criem impacto e atinjam melhores resultados na vossa vida profissional com esta formação.

Logótipo EIT Health

Encontram-se abertas, para toda a comunidade da ULisboa, as Calls para o Bussiness Plan do EIT Health para 2020.