Cimeira Tecnológica Índia-Portugal

Evento online
Logótipo da iniciativa, sobre um fundo branco

A Cimeira contará com participações de Alto Nível, incluindo os Ministros da Ciência de Portugal e da Índia, e juntará representantes da academia e da indústria dos dois países, possibilitando a criação de parcerias bilaterais em ciência e tecnologia, bem como o reforço das redes já existentes, nas mais variadas áreas do conhecimento, nomeadamente:

• Watertech;
  • Agritech;
  • Healthtech;
  • Energy;
  • Climate Change;
  • Cleantech;
  • IT, ICT & Advanced Technologies;
  • Space-Ocean Interactions.

Durante os 3 dias da Cimeira decorrerão, para além dos Plenários de Alto Nível, sessões temáticas Tech Talks/Business Presentations, havendo ainda a oportunidade de serem agendadas B2B meetings. Será igualmente inaugurada durante a Cimeira uma exibição virtual de expositores onde instituições de ambos os países poderão apresentar as suas áreas de atuação.

Registo prévio na página do evento.

A Cimeira Índia-Portugal é organizada pelo Governo da República da Índia através do Department of Science & Technology e da Confederation of Indian Industry, sendo a FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia a instituição nacional responsável pela coordenação da participação nacional nesta Cimeira, em colaboração com a Agência de Inovação, a Portugal Space, e o AIR Centre.

Fotografia de investigadores em contexto laboratorial

Novo prazo de candidatura: 01 a 30 de novembro de 2023.

A iniciativa conta com a participação de Ana Simões (CIUHCT, FCUL).

A conferência reúne múltiplos participantes de diferentes áreas em diálogo e cooperação, das ciências às humanidades e destas à arte e cultura, com um olhar atento e cuidadoso sobre os desafios e oportunidades da ciência, das novas tecnologias aplicadas à vida e, particularmente, do imperativo de responsabilidade, de todos e para todos, sobre o futuro da humanidade.

Candidaturas a decorrer.

Logótipo do projeto, título/data do evento e fotografia de cão com um ar aparentemente ansioso

Sessão do projeto Ciências em Harmonia, dia 04 de dezembro, pelas 17h30.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Rui Santos (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa; e Centro de Física Teórica e Computacional, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia (Especialidade de Ecologia), por Sara Raquel da Costa Bento.

Mesa-redonda com a participação de João Neto (Museu da Farmácia), Marta Lourenço, Miquel Carandell Baruzzi (Universitat Autònoma de Barcelona) e Beatriz Medori (CIUHCT).

Lisbon AI Seminar, por Luís Correia (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Mattia Petrolo (CFCUL/GI1).

Seminário no âmbito do Mestrado em Bioestatística, por Rita Gaio (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto).

Título, local e data do evento, acompanhados de logótipos do Horizon 2020 e União Europeia

TWIN2PIPSA Workshop - register now!

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Georgios Skretas (Institute for Bio-innovation, Biomedical Sciences Research Center "Alexander Fleming", Vari, Greece / Institute of Chemical Biology, National Hellenic Research Foundation, Athens, Greece).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e imagens de mapas antigos

Henrique Leitão (Ciências ULisboa) participa na mesa-redonda "Lugares da Globalização - Perspetivas de Futuro”.

Seminários em Recursos Naturais Vegetais, por Luís BonifácioJorge Faria (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

Seminário E3GLOBAL, por Marta Macedo (IHC - NOVA FCSH/ IN2PAST).

Oficina de Introdução à Estacaria.

Título/data do evento e fotografia da oradora

Masterclass com a presença de Teresa Vieira, que irá elucidar os vários passos de criar uma empresa.

Fotografia antiga de quatro ciclistas

Workshop no âmbito do projeto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Carolina Resende (Universidade de Lisboa).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gloria Clifton (Royal Museums Greenwich).

Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Sandra Macedo-Ribeiro (Group Leader of the Biomolecular Structure & Function Lab at i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Ilustração representativa de produtos alimentares dentro de uma caixa

Participe nesta campanha solidária até ao dia 14 de dezembro.

Logótipo do projeto, sobre uma fotografia do mar em tons de verde

Apresentação de candidaturas até 15 de dezembro de 2023.