Empty Space of the Unknown / Nothing is Right Now Part 3

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa do evento

O Science-Art-Philosophy Laboratory (SAP Lab) do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) apresenta a exposição "Empty space of the Unknown / Nothing Is Right Now" da artista Katrin von Lehmann.

A exposição é o resultado final de uma residência artística de Katrin von Lehmann no SAP Lab, da qual fez parte uma série de conversas entre a artista e um pequeno grupo constituído por investigadores da Ciência e da Filosofia, que se reuniu, na FCUL, uma vez por semana num total de 5 sessões, em torno de um tema fundamental: os processos criativos e as práticas de experimentação em Ciência. Baseado nesses encontros, Katrin von Lehmann continua assim o seu projeto (Part 3) que consiste numa pesquisa sobre o desenho usando o método artístico de experimentação.

A artista tem já um longo percurso de trabalho com cientistas, tendo realizado residências na Alemanha (Observatório Meteorológico Lindenberg 2009, e Max-Planck-lnstitute of History of Science, Berlin 2012, 2013), na Noruega (Geophysical lnstitute Bergen 2014, 2015 e Max-Planck-lnstitute of Molecular Genetics 2012-2016) e também em Portugal (Universidade dos Açores, Departamento de Oceanografia e Pescas 2018).

A inauguração da exposição decorre no dia 7 novembro, pelas 17h, com a presença da artista Katrin von Lehmann, e estará patente na Galeria Ciências até 15 de novembro de 2019.

Entrada livre.

No dia 13 de novembro, às 18h00, Katrin von Lehmann fará com Catarina Pombo Nabais uma visita guiada à exposição. Aproveite!

Crónica de Catarina Pombo Navais sobre a Exposição: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/noticia/11-11-2019/empty-space-of-the-unknownnothing-is-right-now-part-3

CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Neuroscience and Neuromodeling Seminar, por Athanasios Vourvopoulos (LaSEEB, ISR, IST-ULisboa).

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.