Empty Space of the Unknown / Nothing is Right Now Part 3

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa
Imagem ilustrativa do evento

O Science-Art-Philosophy Laboratory (SAP Lab) do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL) apresenta a exposição "Empty space of the Unknown / Nothing Is Right Now" da artista Katrin von Lehmann.

A exposição é o resultado final de uma residência artística de Katrin von Lehmann no SAP Lab, da qual fez parte uma série de conversas entre a artista e um pequeno grupo constituído por investigadores da Ciência e da Filosofia, que se reuniu, na FCUL, uma vez por semana num total de 5 sessões, em torno de um tema fundamental: os processos criativos e as práticas de experimentação em Ciência. Baseado nesses encontros, Katrin von Lehmann continua assim o seu projeto (Part 3) que consiste numa pesquisa sobre o desenho usando o método artístico de experimentação.

A artista tem já um longo percurso de trabalho com cientistas, tendo realizado residências na Alemanha (Observatório Meteorológico Lindenberg 2009, e Max-Planck-lnstitute of History of Science, Berlin 2012, 2013), na Noruega (Geophysical lnstitute Bergen 2014, 2015 e Max-Planck-lnstitute of Molecular Genetics 2012-2016) e também em Portugal (Universidade dos Açores, Departamento de Oceanografia e Pescas 2018).

A inauguração da exposição decorre no dia 7 novembro, pelas 17h, com a presença da artista Katrin von Lehmann, e estará patente na Galeria Ciências até 15 de novembro de 2019.

Entrada livre.

No dia 13 de novembro, às 18h00, Katrin von Lehmann fará com Catarina Pombo Nabais uma visita guiada à exposição. Aproveite!

Crónica de Catarina Pombo Navais sobre a Exposição: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/noticia/11-11-2019/empty-space-of-the-unknownnothing-is-right-now-part-3

CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa

Geometry Webinar, por André Oliveira (CMUP).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

A iniciativa conta com a participação de vários Professores e Investigadores de Ciências ULisboa.

This course is conceived to give an integrated view of the living component of soils, and its key role on ecosystem functions and processes.

Mathematical Logic Webinar, por Fernando Ferreira (Universidade de Lisboa - CMAFcIO).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por José Ferreirós (Universidade de Sevilha).

Imagem ilustrativa do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento, por André Gonçalo Azevedo Pedro.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização e outras informações importantes

Evento no âmbito da iniciativa Building the Future.

Sessão de esclarecimento e divulgação da Bolsa Fulbright para Investigação com o apoio da FCT.

Título da iniciativa, sobre uma imagem estilizada de Lisboa (Praça do Comércio)

Candidaturas a decorrer até 30 de janeiro de 2021.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da data de realização

Evento final do projeto europeu PROSEU - PROSumers of the Energy Union: mainstreaming active participation of citizens in the energy transition.

Sessão de esclarecimento e divulgação das Bolsas do Programa Fulbright para Estudantes e Professores Portugueses.

Fotografia de pessoas, acompanhada do título da iniciativa

A ULisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.

Imagem ilustrativa do concurso, acompanhada do respetivo logótipo

Candidaturas para a 2.ª edição do Campus 2030 a decorrer até 07 de fevereiro de 2021 - uma oportunidade para estudantes, professores e investigadores converterem o seu campus num modelo global de sustentabilidade.

This course promotes a multidisciplinary approach presenting the most recent findings on the topic and challenging the traditional way of considering symbiotic associations as exceptions and not as the rule.

Imagem ilustrativa da iniciativa (ameaças à vida marinha)

O projeto visa apresentar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos - candidaturas até 15 de fevereiro de 2021.

The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects.

Feixes luminosos

Ação de formação dirigida aos docentes e investigadores de Ciências ULisboa, pela formadora Sofia Sá.

Geometry Webinar, por Thomas Krämer (Humboldt Universität zu Berlin).

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expectativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto.

Imagem ilustrativa do prémio

Um prémio dirigido aos jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico, com candidaturas entre 01 e 28 de fevereiro de 2021.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), and media professionals, through their engagement and participation in citizen science activities.

This course aims at exploring how scientists can use social media as tools to enhance the communication of their research and the dialogue with society, and discussing the differences that exist in the work of scientists and journalists in terms of the methods and deadlines they meet and exploring how scientists and journalists can better articulate.

This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R