Lançamento de livro de banda desenhada

O jogo das alterações climáticas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Pormenor da capa do livro de banda desenhada "O jogo das alterações climáticas"

A 07 de outubro de 2021, às 18h00, é lançado o livro de banda desenhada “O jogo das alterações climáticas”, com autoria de Bruno Pinto (argumento), Quico Nogueira (desenho) e Nuno Duarte (cor).

A sessão tem lugar na sala 6.1.36 (edifício C6, piso 1) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A participação é gratuita, mediante registo prévio obrigatório. Consulte em baixo o programa.

Este livro acompanha Sofia e o seu irmão mais novo, Gabriel, numa viagem de comboio pela Europa com partida em Portugal. Ao longo desta viagem, estas personagens aprendem sobre os impactos das alterações climáticas e como as comunidades em toda a Europa estão a unir-se para as combater. De inundações e incêndios florestais, a energia renovável e resiliência, Sofia e Gabriel aprendem em primeira mão sobre a ação climática na Europa e regressam a casa prontos para fazer a sua parte.

Contando já com tradução em várias línguas, este livro é inspirado por ações no terreno em municípios e escolas no âmbito do europeu 'BEACON - Bridging European and Local Climate Action' e procura transmitir o espírito de colaboração e intercâmbio europeu sobre alterações climáticas a um público mas vasto de crianças em idade escolar e adultos.

É editado em Portugal pela Editora Polvo: pode ser adquirido na sessão de lançamento e estará disponível nas livrarias.

Programa (em atualização):

• 18h00 - Alterações climáticas em banda desenhada: palavras por Bruno Pinto, autor do argumento da banda desenhada, investigador de Ciências ULisboa; e Rui Brito, da Editora Polvo
  • 18h10 - Por quê usar a arte para comunicar conceitos e informação científica? Palavras por Gil Penha-Lopes, investigador de Ciências ULisboa, coordenador do projeto europeu BEACON (via videoconferência)
  • 18h15 - A perspetiva da investigação científica: palavras por Filipe Duarte Santos, Professor de Ciências ULisboa e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS)
  • 18h40 - Comunicar ciência em Ciências ULisboa: palavras por Pedro Almeida, Subdiretor de Ciências ULisboa para a Comunicação
  • 18h45 - Sessão de autógrafos no auditório
Banner do evento

Cerimónia de lançamento da Cátedra UNESCO sobre Os Futuros da Educação.

Conferência por Philipp Hess (Ifremer, Director Research Unit PHYTOX - PHYsiology & TOXins of Harmful Algae, France).

Título do evento e pinturas de Margaret Cavendish e Émilie du Châtelet

Palestra do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, por María de Paz (Universidad de Sevilla).

Capa do livro

A sessão de apresentação do livro conta com a participação de Cristina Branquinho (Ciências ULisboa).

Seminário Doutoral II no âmbito do Doutoramento em História e Filosofia das Ciências, por Beatriz Medori.

Logótipo do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade e indicação dos 3 eventos

Atividades a decorrer no dia 21 de março de 2023.

Logótipo e datas da Futurália

Ciências vai estar presente, uma vez mais, no stand da Universidade de Lisboa.

Título do evento e fotografia do orador

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Hiroki Ando (Faculty of Science Kyoto Sangyo University).

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Henrique Leitão (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT).

In this short course, organized by Centro de Estatística e Aplicações (CEAUL), we will learn statistical methods, modeling approaches, and visualization techniques to analyze spatial data using R.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Laranjeira Lopes.

Título e data do evento, com fotografia de cascas de ovo

Um evento que promete capacitar os participantes com conhecimentos e capacidades práticas sobre biomateriais.

Informações sobre o evento e fotografia do orador

Distinguished Talks @DI/LASIGE, por Tom Lenaerts (Université Libre de Bruxelles).

Logótipo e data do evento

Jornadas de Química Tecnológica de Ciências ULisboa.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Suzana Nápoles (Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional - CMAFcIO).

Título do programa, sobre fundo colorido

Submissão de candidaturas até 30 de março de 2023.

Título do projeto, sobre uma fotografia de região polar

Concurso para Projetos Exploratórios a decorrer até 31 de março de 2023.

Título do programa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

This program aims to be the best international cybersecurity short/medium term course for executives and decision makers in Europe.

Logótipo do evento, sobre representação de Lisboa e Margem Sul do Tejo

This is a conference directed for Postdocs, PhD and Master students in Mathematics and affine areas of Lisbon Universities.

Logótipo do CEBiCNa, sobre um fundo branco

Concurso para atribuição de 20 bolsas de investigação, com candidaturas até 17 de abril de 2023.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do ser humano

A competição oferece aos estudantes de doutoramento da ULisboa a oportunidade de desenvolver novas competências de comunicação - candidaturas abertas de 03 a 17 de abril de 2023.

A feira de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título do evento e fotografia de pessoa no topo de montanha

A 19 de abril de 2023 celebra-se o 112.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Joana Lima (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT).