Lançamento de livro de banda desenhada

O jogo das alterações climáticas

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Pormenor da capa do livro de banda desenhada "O jogo das alterações climáticas"

A 07 de outubro de 2021, às 18h00, é lançado o livro de banda desenhada “O jogo das alterações climáticas”, com autoria de Bruno Pinto (argumento), Quico Nogueira (desenho) e Nuno Duarte (cor).

A sessão tem lugar na sala 6.1.36 (edifício C6, piso 1) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A participação é gratuita, mediante registo prévio obrigatório. Consulte em baixo o programa.

Este livro acompanha Sofia e o seu irmão mais novo, Gabriel, numa viagem de comboio pela Europa com partida em Portugal. Ao longo desta viagem, estas personagens aprendem sobre os impactos das alterações climáticas e como as comunidades em toda a Europa estão a unir-se para as combater. De inundações e incêndios florestais, a energia renovável e resiliência, Sofia e Gabriel aprendem em primeira mão sobre a ação climática na Europa e regressam a casa prontos para fazer a sua parte.

Contando já com tradução em várias línguas, este livro é inspirado por ações no terreno em municípios e escolas no âmbito do europeu 'BEACON - Bridging European and Local Climate Action' e procura transmitir o espírito de colaboração e intercâmbio europeu sobre alterações climáticas a um público mas vasto de crianças em idade escolar e adultos.

É editado em Portugal pela Editora Polvo: pode ser adquirido na sessão de lançamento e estará disponível nas livrarias.

Programa (em atualização):

  • 18h00 - Alterações climáticas em banda desenhada: palavras por Bruno Pinto, autor do argumento da banda desenhada, investigador de Ciências ULisboa; e Rui Brito, da Editora Polvo
  • 18h10 - Por quê usar a arte para comunicar conceitos e informação científica? Palavras por Gil Penha-Lopes, investigador de Ciências ULisboa, coordenador do projeto europeu BEACON (via videoconferência)
  • 18h15 - A perspetiva da investigação científica: palavras por Filipe Duarte Santos, Professor de Ciências ULisboa e Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS)
  • 18h40 - Comunicar ciência em Ciências ULisboa: palavras por Pedro Almeida, Subdiretor de Ciências ULisboa para a Comunicação
  • 18h45 - Sessão de autógrafos no auditório 
18h00