Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Prova de Doutoramento: Ciência e Diplomacia na Corte de D. João V: a ação de João Baptista Carbone, 1722-1750

Sala 6.2.56, FCUL, Lisboa

Provas de DoutoramentoLuís Artur Marques Tirapicos

Tema da tese e alvo de discussão oral: "Ciência e Diplomacia na Corte de D. João V: a ação de João Baptista Carbone, 1722-1750"

Júri:

• Henrique Leitão (Orientador, FCUL)
  • Noël Golvers (Arguente - Investigador do Departamento 'Taal-en Regiostudies, Faculdade de Letras, Katholieke Universiteit. Leuven, Bélgica)
  • Ana Maria Homem Leal de Faria (Arguente - Professora Auxiliar c/ Agregação do Departamento de História, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade)
  • Augusto José dos Santos Fitas (Vogal - Professor Associado c/ Agregação, aposentado, do Departamento de Física, Universidade de Évora)
  • Luís Jorge Rodrigues Semedo de Matos (Vogal - Professor da Escola Naval, Centro de Investigação Naval Rua Base Naval de Lisboa, Almada)

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa).

Inês da Silva Pinto Campos defende a dissertação "Trigonometria: encantos e recantos de uma abordagem didática".

Raquel Maria Vicente Filipe defende a dissertação "Coupled Wiener processes: from single to collective dynamics of active particles".

Joana Correia Pinto defende a dissertação "Desenvolvimento Aplicacional CRM em Modelo Cloud".

Por Gabriela Gomes (Liverpool School of Tropical Medicine, UK / Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto).

Por Nuno Peres (Universidade do Minho).

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo?

Ana Rita da Silva Ferreira defende a dissertação “Otimização dos serviços de cuidados de saúde: planeamento de cirurgias eletivas em hospitais públicos".

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Por Nuno M. Pedroso (Post-doc researcher CENA/São Paulo University and cE3c collaborator - Conservation Ecology group).

Por Henrique Leitão e Joaquim Alves Gaspar (FCUL).

Esta sessão conta com a participação de Cristina Branquinho (Ce3c, FCUL),  Luísa Nogueira (CCDR-LVT), Jorge Maia Alves (FCUL), André Borges (aluno FCUL) e moderados por Ricardo Trigo (IDL, FCUL).

Por Imme Van Den Berg (Universidade de Évora).

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, do Coro da Universidade de Lisboa, do Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Coro Essence Voices.

Por César Rodrigo (Academia Militar, CMAF-CIO, CINAMIL).

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

Criado no seguimento do ciclo de oficinas Leguminosas no Ponto!, este livro  representa o culminar de um ano de consciencialização coordenado pelo MUHNAC-ULisboa para os benefícios e potencialidades das leguminosas secas em Portugal e no mundo.

André Lourenço Gonçalves defende a dissertação "Inclusion of biology in treatment planning for proton therapy".

Marta Carrilho defende a dissertação "Development of an Exoskeleton Model in a Neurorehabilitation Perspective".

Por Bruno Sousa (University of Cincinnati).

Catarina Pereira Rodrigues da Venda defende a dissertação “Análise da presença de variáveis mediadoras”.

Por Jean-Éric Pin (Institut de Recherche en Informatique Fondamentale, CNRS et University Paris-Diderot).