Colóquio de Matemática

Matemática e Literatura

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa

Por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Se a Matemática e a Literatura são duas maneiras muito diferentes de compreender o Cosmos e a Vida, não deixam de ter interações surpreendentes e merecedoras de serem conhecidas para além dos especialistas em cada uma das áreas. Baseado na experiência recente de quatro anos do FOLIO (Festival Literário de Óbidos), de 2016 a 2019, esta comunicação visa apresentar alguns exemplos notáveis dessas interações. Dos elementos matemáticos em Os Lusíadas aos Discorsi e Dialoghi de Galileu, dos poemas de José Anastácio da Cunha e de António Monteiro aos escritos literários de Sofia Kovaleskaya e de Felix Hausdorff (Paul Mongé), não ignorando Bourbaki e Oulipo, encontram-se inesperadas e profundas relações entre a Matemática e a Literatura.

Mathematics and Literature: if Maths and Literature are two very different ways of understanding the Cosmos and Life, they nevertheless have surprising interactions that deserve to be known beyond the specialists in each area. Based on the recent four-year experience of FOLIO (Óbidos Literary Festival), from 2016 to 2019, this communication aims to present some notable examples of these interactions. From the mathematical elements in Os Lusíadas to Galileo's Discorsi and Dialoghi, from the poems of José Anastácio da Cunha and António Monteiro to the literary writings of Sofia Kovaleskaya and Felix Hausdorff (Paul Mongé), not forgetting Bourbaki and Oulipo, there are unexpected and profound relationships between mathematics and literature.

Cartaz do evento

16h00
Departamento de Matemática | Ciências ULisboa
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.