Dia Aberto em Ciências 2021

Evento online
Fotografias de alunos

Dia Aberto em Ciências 2021 decorre no dia 5 de maio, sendo composto inteiramente por atividades online.

Neste evento, os professores, investigadores e alunos de Ciências ULisboa irão abrir as portas das suas casas como se fossem as da Faculdade para acolher todos os visitantes.

Para além de esclarecerem todas as dúvidas sobre a oferta formativa da Faculdade, darão a conhecer o nosso dia-a-dia, feito de ciência, curiosidade e conhecimento.

A investigação científica e o ensino estarão, por isso, no centro das atividades disponíveis nas várias áreas científicas.

CONSULTAR PROGRAMA

A inscrição deve ser efetuada individualmente em cada conversa.

Solid Earth Seminar, por Chiara Civiero (Dublin Institute for Advanced Studies, DIAS, Ireland).

Hi-Phi Seminar, por Nathalie Gontier (Ciências ULisboa, CFCUL) e Luís Tirapicos (Ciências ULisboa, CIUCHT).

Encontro Scientia, por Rui A. P. Perdigão (EChanges - Chair Professor and Head of the Met Institute for Complex System Science, Vienna, Austria / NORA Climate Dynamics and Complexity Chair, Vienna, Austria & Princeton NJ USA / CCIAM coordinator at cE3c, Lisboa, Portugal).

Evento adiado para data a anunciar.

Geometry Webinar, por Giosuè Muratore (CMAFcIO).

Data Science Seminar, por Charles Mignon (BNP Paribas).

Um projeto piloto inovador que conjuga, pela primeira vez a nível europeu, uma remodelação do terreno (geomorfológica) com processos de neutralização química da Drenagem Ácida Mineira (DAM) e subsequente revegetação.

Logótipo da IAESTE, sobre uma fotografia da cidade de Edimburgo

Candidaturas online de 01 a 31 de outubro 2021.

Cartaz do evento

Uma feira virtual onde os estudantes da ULisboa podem descobrir o potencial da rede Unite! e as oportunidades de colaboração internacional que oferece.

Imagem de arquivo da Ponte sobre o Tejo

In 2021, the 19th Annual Conference of T2M will happen from 3 to 5 November, under the main theme “Mobilities in Transition: Circulation, Appropriation, Globalization”.

Imagem alusiva ao Concerto e Conferência

Concerto e conferência pela Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, no âmbito da atribuição do Prémio Nobel da Física 2021.

Como compatibilizar a erradicação da fome e com a sustentabilidade do planeta? Quais os recursos capazes de garantir, no futuro, uma alimentação saudável? Qual o papel da Ciência na pesquisa de soluções capazes de dar resposta a estes desafios?

Encontro Scientia, por Maria Amélia Martins Loução (PSE - cE3c).

Fotografia de navio de exploração polar

PORTWIMS Seminar, por Astrid Bracher (PHYTOOPTICS Group, Alfred-Wegener-Institute Helmholtz Center for Polar and Marine Research & Institute of Environmental Physics at the University of Bremen).

Capa do livro

Livro da autoria de Marta Oliveira Panão (Ciências ULisboa) e Miguel Oliveira Panão (FCT - Universidade de Coimbra).

Imagem ilustrativa do programa, acompanhada do respetivo título

Um programa de aceleração de ideias e negócios, promovido pela redeSaúde, com candidaturas até 15 de outubro de 2021.

Conversa com Galopim de Carvalho.

The objective of this course is to introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Conversa com Galopim de Carvalho.

This course aims to evidence the importance of natural history collections for the study of biodiversity, to show new tools and approaches to extract and disseminate biodiversity data from natural history collections and to increase awareness of young researchers for the scientific and cultural value of Natural History Museums.

The course aims at providing an introduction to stable isotopes ratios as tools to understand global, ecosystem and community level bio/geo cycles; light isotopes: H, N, C, O and S isotopes, geo cycles and ecological significance; sampling and analytical methodologies in stable isotope analysis.

Conversa com Galopim de Carvalho.

EvoS aims at turning evolutionary theory into a common language to areas that pertain to the natural world, including human affairs.